UFMS recebe doações da Amamsul para produção de álcool

Parceria firmada entre a Amamsul (Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul) e a UFMS possibilitou a doação de R$ 13,5 mil em produtos ao Laboratório de Tecnologia Farmacêutica (LTF), da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (Facfan).

Desde março, o LTF já produziu mais de seis mil litros, sendo 2,5 mil litros de álcool glicerinado e 4,1 mil litros de álcool etílico 77%. “Agradecemos todos os parceiros da Ciência e Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul”, disse o reitor da UFMS, Marcelo Turine, que visitou ontem (27) o Laboratório com a vice-reitora, Camila Ítavo, e o pró-reitor de Administração e Infraestrutura, Augusto Malheiros.

A  Amamsul doou glicerina, peróxido, frascos e Equipamentos de Proteção Individual (óculos de segurança, gorros cirúrgicos, protetores faciais, máscaras de tecido, luvas e aventais).

“Com os 160 litros de glicerina poderemos produzir mais 11 mil litros do álcool glicerinado, desde que tenhamos os demais insumos”, afirma a diretora da Facfan, professora Maria Ligia Rodrigues Macedo. “No momento, estamos em plena produção para manter as demandas e atender as novas”, completa.

A produção tem a participação dos professores da Facfan Maria Lígia Macedo, Najla Kassab, Janaína Sardi, Teófilo Cardoso, Jesus Rafael Amado e do professor do Instituto de Química (Inqui) Marcos Serrou, além de mais 60 voluntários. A equipe trabalha todos os dias, alternando produção com a certificação dos produtos.

Hoje, foram repassados 300 litros do álcool glicerinado ao Hospital Regional. Também já foram beneficiados com as doações o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS), Farmácia Escola, faculdades, institutos e unidades da UFMS que têm atividades de enfrentamento à Covid-19, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo (Decon/DGPC).

Além da Amamsul, o LTF também recebeu doações da Polícia Rodoviária Federal, Tribunal Regional Federal, Humap, Sicredi, Semagro, professores e técnicos da UFMS, Inqui, Instituto de Biociências (Inbio) e Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (Famez).

UFMS recebe doações da Amamsul para produção de álcool
Mais notícias