Termo de cooperação garante ampliação da UBS do Estrela do Sul

Unidade que hoje atende a 23 mil moradores de diferentes bairros ganhará mais consultórios e reforma de sanitários

Ato simbólico na manhã desta quarta-feira (8) no Gabinete da Esplanada Ferroviária marcou o anúncio das obras de ampliação da UBS (Unidade Básica de Saúde) Dr. Willian Macksoud, no Residencial Estrela do Sul, em Campo Grande. A obra, orçada em R$ 271 mil, prevê a interligação do prédio da unidade com a policlínica odontológica, dotando a unidade de mais três consultórios (dois com banheiros com acessibilidade), sala de reunião, abrigo de resíduos e a revitalização dos sanitários.

As obras serão custeadas com a contrapartida de uma construtora que ficará responsável pela obra e assinou o termo de cooperação nesta manhã, via convênio de compensação ambiental com a Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano). “Toda a parceria é válida, principalmente em um momento tão conturbado como o que estamos vivendo”, afirmou o prefeito Marquinhos Trad (PSD).

Roberto Galvão, gestor de Obras da MRV, disse que esta será a terceira unidade de saúde da Capital cujas obras terão contrapartida da empresa –a USF Dom Antônio Barbosa foi construída com verbas da construtora e a UBSF Moreninhas foi ampliada por meio da parceria.

A UBS Estrela do Sul atende a população dos bairros Estrela do Sul, Otávio Pécora, Gaburas, Costa Verde, Atlântico Sul, Talismã, Morada Verde, Morada do Sossego, Portelinha do Segredo, Recanto Pantaneiro, Isabel Gardens, Guanabara, Nova Olinda, Jardim das Cerejeiras, Campo Novo, Campo Belo, Jardim Presidente, Nascente do Segredo e Loteamento Treviso e partes do Jardim Imperial e do Jardim Eldorado, totalizando 7,9 mil famílias (ou 23 mil pessoas).

“Com a nova estrutura, nós poderemos ter seis equipes de Saúde da Família, o que certamente irá refletir no atendimento, inclusive com a ampliação na oferta das agendas de odontológicas. A ampliação irá proporcionar melhor ambiência aos serviços, tanto aos usuários quanto aos servidores, além de reorganizar o território; redefinir o fluxo de pacientes e atender as reivindicações de movimentos populares da região”, explicou o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho.

Hoje a unidade tem 4 equipes de ESF (Estratégia Saúde da Família) e 1 de Saúde Bucal.

Termo de cooperação garante ampliação da UBS do Estrela do Sul
Mais notícias