Semana termina com sol entre nuvens e mínima de 4°C em MS

Umidade relativa do ar fica abaixo dos 25%

A semana termina com a ainda atuando sobre , para esta sexta-feira (3), a previsão é de céu claro com o sol aparecendo entre poucas nuvens e os termômetros marcando 4°C neste início de manhã em algumas cidades, o dia mais frio do ano até agora.

Segundo o (Instituto Nacional de Meteorologia) a umidade relativa do ar continua baixa, chegando aos 25% durante a tarde em todo o Estado, por isso é importante redobrar os cuidados com a saúde, já que o ideal para a saúde é estar entre 50% e 80%.

Para Campo Grande a previsão é de dia claro a parcialmente nublado com termômetros marcando entre 8°C e 27°C. Os índices de umidade do ar no período da tarde podem baixar aos 20%.

No entanto no interior os termômetros variam entre 4°C a mínima e 28°C a máxima, com uma ligeira elevação nas temperaturas.

A temperatura mínima mais baixa fica registrada em Sete Quedas onde os termômetros devem marcar 4°C e a mais alta em Corumbá 16°C. Já as máximas variam entre os 19°C em Ivinhema e os 28°C em Sonora.

Tempo seco e doenças respiratórias

Vale lembrar a baixa umidade do ar e o frio aumentam as chances de problemas respiratórios, por isso os cuidados com a saúde, principalmente na atual situação de pandemia pelo coronavírus (Covid-19), devem ser redobrados.

Segundo o médico pneumologista Henrique Ferreira de Brito o outono e o inverno, são estações que sempre causam impacto na saúde, principalmente na saúde respiratória. “Tanto pela troca da estação, mudança na temperatura, mas também porque temos um inverno seco, por isso as pessoas manifestam mais as doenças respiratórias”, explicou.

O especialista destaca que o coronavírus também agride o sistema respiratório e por isso clima frio acaba sendo favorável ao contágio também. “O coronavírus é um vírus que causa um quadro respiratório desde um quadro gripal mais leve até uma pneumonia mais intensa como temos visto e entra nessa situação. O vírus gosta do frio e do seco”, disse ao Jornal Midiamax.

Cuidados

– Beba bastante líquido;

– Atividades físicas não são recomendadas;

– Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;

– Use hidratante para pele e umidifique o ambiente;

– Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao (telefone 193).

Semana termina com sol entre nuvens e mínima de 4°C em MS
Mais notícias