SED divulga matriz curricular do ensino fundamental e médio das Escolas do Campo

Ensino religioso, ações humanistas e educação científica são algumas das disciplinas no currículo 2020

A SED (Secretaria Estadual de Educação) divulgou nesta quinta-feira (2) a organização curricular e o regime escolar do ensino fundamental e do ensino médio nas escolas que operacionalizam na modalidade Educação Básica do Campo.

A Escola do Campo é aquela situada em área rural, ou situada em área urbana, que atende, predominantemente, a população do campo. Os currículos do ensino fundamental e do ensino médio contêm, obrigatoriamente, uma base nacional comum complementada por uma parte diversificada, as quais não podem ser consideradas como dois blocos distintos, devendo ser planejadas, executadas e avaliadas como um todo integrado.

Em relação às cinco áreas de conhecimento e parte diversificada, o currículo do ensino fundamental ofertado nas escolas do campo da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, conforme disposto nas Matrizes Curriculares, está assim organizado em: língua portuguesa, arte, educação física, língua inglesa, matemática, ciências, história, geografia e ensino religioso.

Há também o currículo do ensino fundamental ofertado nas escolas do campo da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, que ofertam a educação em tempo integral, na etapa do ensino fundamental – Escola da Autoria, conforme disposto na Matriz Curricular, está assim organizado: ciências, efetiva I, matemática, efetiva II, história, geografia, efetiva III, língua portuguesa, arte, educação física, língua inglesa, efetiva IV e ensino religioso.

Em relação às quatro áreas de conhecimento e parte diversificada, o currículo do ensino médio ofertado nas escolas do campo rede estadual conforme disposto nas Matrizes Curriculares está organizado em: língua portuguesa, arte, educação física, língua inglesa, espanhol, matemática, física, química, biologia, geografia, história, filosofia e sociologia.

Além disso, os alunos terão no componente curricular o momento Terra-Vida-Trabalho que visa a conservação e fortalecimento dos valores e vínculos do estudante do campo com a terra, no intuito de integra-lo à sua realidade, direcionando o conteúdo e a metodologia para temas da realidade camponesa.

Os componentes curriculares Eletiva I, Eletiva II, Eletiva III e Eletiva IV, são tempos
de aprendizagem desenvolvidos por temáticas, previamente selecionadas pela escola a partir do interesse dos estudantes, que objetivam a formação humanista, a educação científica e as questões tecnológicas.

Mais informações sobre a resolução da SED referente as escolas do campo estão disponíveis no Diário Oficial do Estado, a partir da página 11.

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