Secretária da SES recomenda evitar roda de tereré por 15 dias contra Covid-19

A secretária adjunta de Saúde também disse para evitar churrasco com amigos por enquanto

Com mais de 95 mil casos e 1,7 mil mortos pela Covid-19, o novo coronavírus, novas recomendações e restrições foram feitas à população de . Com a nova crescente de casos, a secretária-adjunta da SES (), Christinne Maymone pediu que os moradores evitem roda de tereré com os amigos por pelo menos 15 dias.

Em postagem feita em sua rede social, a secretária pontuou o levantamento da 47ª semana epidemiológica do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia), no qual mostrou o aumento no grau de risco da doença em 31 municípios. 

“É importante que a população nesse momento, entenda a necessidade o uso da máscara, do uso do álcool em gel e não estar presente em aglomerações, mesmo que seja churrasco em família, roda de tereré. Precisamos de 15 dias para poder conter o avanço dessa doença que está com a transmissão muito rápida”, disse.

A secretária também citou que o encaminhou novas recomendações aos prefeitos das cidades com validade até o dia 5 dezembro. Mais cedo, a SES explicou que a iniciativa de trocar as bandeiras antes do fim da quinzena se deve ao expressivo aumento de casos nos municípios na faixa vermelha.

Além dos 31 municípios que pioraram o grau de risco, 38 mantiveram e 10 municípios melhoraram. A situação do mapa é divulgado aqui.

Internações dobraram

Para o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Côrrea Riedel, a situação é preocupante e requer atenção redobrada.

”Mais uma vez pedimos à população que não se aglomere e que observe as medidas de biossegurança para não sobrecarregarmos nosso sistema de saúde e, principalmente, comprometer a vida das pessoas. Infelizmente a pandemia está novamente em crescimento no nosso Estado e precisamos concentrar esforços neste combate”, enfatizou.

“Há 16 dias tínhamos 206 pessoas internadas pela doença e hoje temos 406, praticamente o dobro. Estamos voltando ao mesmo patamar de quando a doença exigiu de todos nós um grande esforço para conter a doença”, alertou também o secretário de Estado de Saúde, , na live desta sexta-feira (27) de atualização dos dados do  no Estado.

Secretária da SES recomenda evitar roda de tereré por 15 dias contra Covid-19
Mais notícias