Retorno de eventos traçará novo perfil de festas e empresários se animam em Campo Grande

Decreto liberou retorno de eventos e cinema, mas empresas precisam apresentam plano de biossegurança

Após sete meses sem nenhuma possibilidade de eventos em Campo Grande, por conta da pandemia da , o novo coronavírus, a Prefeitura Municipal publicou liberando o retorno das atividades como as festas e cinema. No entanto, apenas empresas que apresentassem um plano de biossegurança poderão retornar às atividades.

Na Capital, o retorno dos eventos deverá traçar um novo perfil de festas, devido às várias regras no decreto. Animados com a volta do serviço, os empresários já começam a planejar o retorno, inclusive, com clientes empolgados para celebrar alguma data especial nos próximos meses.

Dalva de Oliveira, proprietária do Ondara Buffet, disse estar animada para voltar a trabalhar e comentou sobre como será os próximos meses de trabalho e planejamento. “Como tenho três casas próprias [salões de festa], isso passa uma segurança a mais para quem pretende celebrar seu sonho em 2021 e 2022. A maioria opta por fazer um planejamento com calma e a solidez do mercado anda junto”, comentou.

‘Novo normal’

A expectativa do retorno das atividades também levanta as chances de um novo perfil de festas e clientes. “Ainda não temos um novo perfil de eventos 100% definido. Ainda estão em fase de transição, se adaptando ao novo normal. O sabemos é que a nova realidade será eventos menores”, pontuou a empresária.

No decreto, o funcionamento dos locais com atendimento ao público será permitido com lotação máxima de 50% de sua capacidade normal e, com isso, no caso do buffet de Dalva, atenderá até 450 pessoas em um evento e no Ondara Palace, terá a capacidade de atender até mil pessoas.

“Isso impacta fortemente no volume de festas que fazemos, pois muitos clientes não querem reduzir seus eventos, e assim adiam os mesmos. Graças a Deus não tivemos nenhum cancelamento. Acredito que não temos o novo perfil dos eventos, pois ficamos na dependência das liberações da administração pública, que a cada dia flexibiliza um pouco nosso setor”, finalizou Dalva.

Assim como Dalva, Priscila Marinho de Oliveira, sócia-proprietária do Buffet Galinzé Aventura, espaço para festas infantis, a expectativa para o retorno das atividades estava grande. Com as novas medidas de biossegurança precisando ser adaptadas nos eventos, a empresária comenta que próximos eventos serão o ‘novo normal’.

“Já estamos recebendo a procura de clientes para festas em novembro e dezembro. Estamos muito esperançosos. Vamos seguir todas as medidas de biossegurança e isso será o novo normal”, comentou com a reportagem.

Com a capacidade para receber 190 convidados, o Galinzé Buffet poderá comportar somente até 90 pessoas nos próximos eventos, seguindo as medidas determinadas pela Prefeitura Municipal. “Determinamos o distanciamento das mesas, uso de máscaras quando estiver em circulação, aferição de temperatura, álcool disponibilizado”, comentou.

Decreto

Ainda de acordo com a resolução, o controle do fluxo de pessoas que utilizam os sanitários de modo a evitar aglomerações e o consumo de alimentos e bebidas ficará restrito apenas aos espaços das lanchonetes e restaurantes existentes no local, que devem seguir as regras específicas de biossegurança.

Já nos cinemas, é obrigatório o uso de máscaras durante todo o período de permanência no estabelecimento, sendo preferencialmente de tecido de dupla camada ou tnt (tecido não tecido).

No cinema deverá haver um funcionário dentro das salas de exibição, para organizar o público nas poltronas de forma que seja mantida a distância mínima de 1,5m, durante as sessões e assegurar o uso adequado das máscaras, distanciamento e o não consumo de alimentos no local.

Sobre os shows, fica vedada a realização de apresentações em que não seja possível manter o distanciamento social mínimo de 1,5m  e recomenda-se que as atividades sejam realizadas em locais abertos ou em locais arejados. Também está vedada a disponibilização de pistas de dança, assim como a prática de dança pelas pessoas presentes no local. Confira todos os detalhes da resolução aqui.

Retorno de eventos traçará novo perfil de festas e empresários se animam em Campo Grande
Mais notícias