Reitor de universidade no Paraguai fala sobre importância da integração

Hoje, 20, foi realizada a palestra Zona de Integración del Centro Oeste de America Del Sur, como parte da programação do Seminário Internacional On-Line da UFMS. Ministrada pelo professor Mariano Adolfo Pacher Morel, reitor da Universidade Nacional de Canindeyú (Paraguai) e presidente da Zicosur Universitária (Zona de Integração do Centro Oeste da América do Sul), a palestra teve 55 espectadores e foi moderada pelo professor Saulo Gomes Moreira, diretor da Agência de Desenvolvimento, Inovação e Relações Internacionais (Aginova).

Mariano abordou o trabalho da rede Zicosur e ressaltou a extrema importância da integração universitária internacional na região. “A Zicosur pretende constituir-se uma ferramenta de integração regional e cooperação acadêmica, com o objetivo de fortalecer a integração regional, o intercâmbio de experiências de docência, investigação e extensão”.

Segundo Mariano, a rede também tem o objetivo de promover ações de forma integrada entre as universidades, a fim de facilitar o desenvolvimento sustentável dos diferentes setores econômicos, políticos, sociais, culturais e educativos na região; bem como contribuir com os setores públicos e privados na resolução de problemas regionais.

“A nossa intenção é a integração regional, unindo esforços em busca de metas comuns que atentem ao desenvolvimento, com maiores oportunidades a estas regiões que representamos. Portanto a Zicosur pretende constituir-se uma ferramenta de integração regional e cooperação acadêmica”, pontuou.

Mariano também trouxe atenção ao grande potencial acadêmico da América do Sul e estimulou a união das universidades. “Muitas vezes, ao falarmos de internacionalização, geralmente nós que estamos ao sul do continente direcionamos os olhares para os , ou Europa. Contudo, na região da America do Sul existem universidades em que podemos encontrar pessoas de altíssima competência, conhecimento e gabarito que podem colaborar ao desenvolvimento sustentável desta região, que tem altíssimas riquezas”, ressaltou.

Hoje, a rede Zicosur Universitária agrega, ao todo, 37 universidades localizadas na Argentina, , Brasil, Chile e Paraguai. A rede foi constituída na cidade de Salta, na Argentina, no dia 6 de maio de 2005, e tem como objetivos fortalecer a integração regional e o intercâmbio de experiências de docência, investigação e extensão.

Seminário Internacional

O Seminário Internacional On-line da UFMS, realizado nos dias 20 e 21 de outubro, é organizado pela Agência de Desenvolvimento, Inovação e Relações Internacionais (Aginova). (Informações da assessoria)

Reitor de universidade no Paraguai fala sobre importância da integração
Mais notícias