‘Remodelar tudo on-line’ virou rotina para advogados durante a pandemia

No dia nacional do Advogado, categoria traz reflexões e desafios do dia-a-dia

Em 11 de agosto é celebrado no Brasil o Dia do . Hoje esse dia traz novas reflexões para a categoria, que, como tantas outras, teve que se remodelar por causa da crise causada pela pandemia do coronavírus.

Com procedimentos on-line, os advogados atuam em diversas áreas, como no Direito Constitucional, com foco no direito à saúde, à informação e à dignidade humana; no Direito do Consumidor, em relação a cancelamentos de viagens, por exemplo; e no Direito Trabalhista, talvez o mais movimentado, devido às novas leis e demissões.

'Remodelar tudo on-line' virou rotina para advogados durante a pandemia
Larissa falou dos desafios que a pandemia trouxe. Imagem: Arquivo pessoal

“Acredito que é o lema para esse momento, adaptar e reinventar”, afirmou a jovem advogada Larissa Martins Brandão. Um desafio para os jovens e até os mais experientes profissionais da área. “Mesmo adepta a tecnologia, como já trabalhamos com peticionamento eletrônico e outras modalidades, não foi muito fácil operar com tudo on-line. Até porque a advocacia envolve o físico, como palestras, congressos, atendimento ao cliente e outros”, destacou Larissa.

A jovem advogada formada pela UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) em 2015, atua como vice presidente da Comissão da Jovem Advocacia e integrante do Conselho Municipal da Juventude, da OAB-MS (Ordem dos s do Brasil seccional Mato Grosso do Sul) .

Ela conta que foi necessária a adaptação em todos os sistemas do poder judiciário. “Tudo precisou ser modificado, mantemos contato pelo whats, por plataformas digitais, seja audiência ou atendimento junto ao cartório”, explica.

No entanto, há muitas barreiras na carreira. “Muitos levam a fama de maus profissionais, mas isso não é a maioria. Não somos por vezes valorizados, mas não deixamos de fazer o nosso oficio da melhor forma. O advogado é o único profissional que toma o problema para si, o problema do cliente vira o nosso problema. O bom profissional luta pelo seus direitos e um grande profissional luta pelo direito dos outros, pelo aceso a justiça, pelo estado democrático de direito”, finalizou.

A OAB-MS também reformulou vários serviços pela internet, como moratória na anuidade, atendimento online, cursos e palestras virtuais, escritório compartilhado, cestas básicas, inúmeros pedidos aos Poderes Públicos a fim de não causar prejuízos no exercício profissional, entre outros.

Evento

Como o tradicional Baile da Advocacia não poderá ser feito neste ano, a OAB/MS preparou um evento online para comemorar a data. A Coordenadora, Presidente da Comissão de Cultura da OAB/MS Delasnieve Daspet fará a apresentação do ‘OAB/MS in Concert’, que contará com discursos das Diretorias da OAB/MS, CAAMS, ESA/MS e TED, além de canto, música erudita, dança e poesia.

O evento será transmitido nesta terça-feira (11) no Canal do Youtube ‘ordemadvogadosms’.

'Remodelar tudo on-line' virou rotina para advogados durante a pandemia
Mais notícias