Referência para Covid-19, taxa de ocupação de UTI do HRMS supera 98% nesta terça

Segundo diretora-presidente do hospital, cerca de 90% dos pacientes são residentes em Campo Grande e os 10% restantes, no interior

O (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), referência para tratamento de em MS, tem 98% de taxa de ocupação na manhã desta terça-feira (4). A informação foi confirmada pela diretora-presidente do hospital, Dra. Rosana Leite de Melo, durante o boletim de hoje.

A diretora-presidente pontuou que cerca de 90% dos 91 leitos disponíveis do estão com pacientes confirmados com . Há expectativa de que o número seja ampliado a partir desta quarta-feira (5) em 10 leitos críticos, totalizando 101 leitos de no .

Melo pontuou que durante o mês de julho a taxa de ocupação sempre esteve acima dos 95%.

“Fazemos uma estratégia com a gestão municipal de que a partir do momento em que se atingisse 90% de ocupação, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) transferiria esses pacientes. Porém, percebemos que nossa taxa está acima de 98%. Ontem, houve transferência de mais de 10 pacientes e agora pela manhã ainda temos taxa de 98% de leitos críticos”, afirmou.

Dificuldade de ampliação

A gestora pontuou que, apesar do esforço da SES (Secretaria de Estado de Saúde), em parcerias com municípios e até com a iniciativa privada, a ampliação dos leitos de esbarra nos recursos humanos.

“Há um limite de ampliação dos leitos, que esbarra em recursos humanos. A falta de médicos intensivistas, por exemplo, é algo crônico no país. Pacientes na estão em estado crítico e precisam de cuidados maiores. é o hospital que mais tem médicos intensivistas em MS, mas também temos muitos especialistas, cirurgiões, em nossa equipe. Ainda assim, todos passaram por capacitação para atuar na linha de frente”, pontuou.

Durante a transmissão, a gestora do afirmou que cerca de 90% dos pacientes internados com no hospital é de Campo Grande, com os 10% restantes do interior.

Referência para Covid-19, taxa de ocupação de UTI do HRMS supera 98% nesta terça
Mais notícias