Temporal encobre MS e chuva faz Campo Grande superar volume esperado para o mês

O Inmet emitiu alerta de tempestade após ventania; chove no centro sul de MS

Com a chuvarada que cai desde a madrugada desta quinta-feira (29), Campo Grande já passou do volume de chuva esperado para o mês de outubro, conforme a meteorologia. E a previsão é de mais água para a Capital e todo o centro sul de durante o decorrer do dia.

Só nesta quinta-feira já foram registrados 26 milímetros de chuva até às 7 horas. “O acumulado do mês é de 141,9 milímetros, atingindo o volume esperado de chuva, que é de 134,2 milímetros”, informou o meteorologista Natálio Abraão, da Uniderp Anhanguera.

Ainda, de acordo com os dados, está chovendo em Ponta Porã, com acumulado de 41,2 milímetros, ventos de 49 km/h e temperatura agora em 17°C. A cidade que faz fronteira com o Paraguai, ainda registra névoa úmida, com baixa visibilidade.

Também chove em Aral Moreira, com acumulado de 26,8 milímetros. Amambai registra chuva forte, com acumulado, até agora, de 32,2 milímetros. Já Bonito teve um acumulado de 51,8 milímetros e a chuva forte já causou alagamentos na cidade. Dourados já chegou a 36 milímetros, com enxurrada. Também chove em Itaporã e .

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta para chuvas intensas, com ventos entre 40 a 60 km/h. Também, de acordo com o (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), há risco de raios, alagamentos, queda de granizo e de árvores.

Cuidados

Em caso de ventos fortes a orientação principal é não estacionar embaixo de árvores, placas de propaganda e torres de transmissão, pois há risco de queda. No caso de chuvas fortes, não subir em telhados durante ou após a tempestade; evitar pontos de alagamentos ou enxurradas temporárias; no trânsito, buscar rotas alternativas ou lugar seguro para esperar a chuva passar; caso não seja possível dirija devagar, acenda o farol e mantenha distância dos veículos à sua frente.

Em caso de raios, evite locais abertos; não se abrigue embaixo de árvores; mantenha distância de cercas de metal; fique calçado; desligue eletroeletrônicos da tomada; não fique em pontos altos como morros ou topos de prédios; e não se abrigue embaixo de estruturas metálicas.

Para receber os alertas da  basta enviar um SMS para o número 40199 e colocar no corpo da mensagem o CEP da residência.

 

Temporal encobre MS e chuva faz Campo Grande superar volume esperado para o mês
Mais notícias