Projetos para testes de vacinas contra coronavírus em MS estão em fase final

Testagem de duas vacinas contra Covid-19, deve chegar no Estado em breve

Mato Grosso do Sul será um dos estados brasileiros a participar na testagem de duas vacinas contra a Covid-19, o novo coronavírus. A SES (Secretaria Estadual de Saúde) informou que a tramitação para trazer os estudos ao MS já está em fase final de aprovação.

De acordo com a assessoria de imprensa da secretaria, os dois estudos possuem termo de confidencialidade, o que ainda não permite a SES divulgar mais informações sobre quais vacinas de teste para SARS-CoV-2 deve ser testada no Estado.

No Brasil, já são testadas em voluntários quatro vacinas de pesquisa: a de Universidade de Oxford, na Inglaterra; criada em Pequim, na China; da Universidade Johannes Gutenberg de Mainz, na Alemanha; e da indústria farmacêutica Janssen-Cilag, na Bélgica.

Pesquisas em Campo Grande

A vacina BCG, que é obrigatória no Brasil há décadas em recém-nascidos e disponibilizada pelo SUS (Sistema Único de Saúde), está sendo testada em profissionais da saúde voluntários de Campo Grande como alternativa de combate ao vírus.

O médico infectologista e pesquisador da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) Júlio Croda, coordena a pesquisa na Capital. O estudo está no 2° mês da pesquisa que deve durar 12 messes.

A pesquisa irá analisar se voluntários tiveram uma resposta de proteção contra o vírus, em comparação aqueles que não foram vacinados quando criança. Pesquisas preliminares apontam casos de “imunidade” em pessoas vacinadas já vacinadas.

Projetos para testes de vacinas contra coronavírus em MS estão em fase final
Mais notícias