Prefeitura implanta o 1º ponto de troca de tráfego de MS para melhorar internet na Capital

PTT é o 33º do país e permitirá que a conexão para usuários em Campo Grande seja mais ágil

A Prefeitura de Campo Grande informou nesta sexta-feira (27) ter realizado a implantação do primeiro PTT (Ponto de Troca de Tráfego, ou IX –Internet Exchange– de Mato Grosso do Sul e o 33º do país. O equipamento foi instalado no data center da prefeitura pela equipe do NIC.Br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR) e da diretoria de Infraestrutura da Agereg (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação).

O objetivo primário de um PTT é permitir que provedores se interconectem diretamente, ao invés de dependerem das redes de terceiros. Isso traz benefícios e vantagens, não só às empresas, mas principalmente aos usuários, que passam a desfrutar de uma internet mais rápida, com menor latência e maior qualidade.

“Os Pontos de Troca de Tráfego têm a finalidade de interligar diversas organizações e facilitar a troca pacotes de dados da Internet. Hoje, o data center da prefeitura tem os equipamentos necessários para permitir a interligação simultânea de centenas de organizações como bancos, universidades, órgãos de governo, empresas e provedores. A partir dessa possibilidade permitiremos que toda a população passe a navegar em uma internet mais veloz, com tempo de resposta mais rápido e tráfego mais resistente a falhas”, disse o diretor-presidente da Agetec, Paulo Fernando Garcia Cardoso.

O PTT também permite maior controle em relação à entrega de tráfego, sempre próxima do destino final. “Sem a necessidade da rede de terceiros, muitas vezes fisicamente distante, os intercâmbios de tráfego de dados são resolvidos de forma direta e local, eliminando assim, gastos desnecessários”, explica o diretor de Infraestrutura da Agetec, Jeferson Bússula Pinheiro.

Como resultado, continuou Pinheiro, o desempenho e a velocidade da conexão aumentam e proporciona maior confiabilidade, com maior qualidade e tornando a operação da internet mais eficiente. A medida já é sentida pela população, diante do aumento de tráfego de dados com a ampliação do trabalho em casa (home office) ou do consumo de serviços de streaming de vídeo e áudio. “Isso contribui sobremaneira para oferecermos novas ferramentas que beneficiem toda população nesse momento de alta demanda nos serviços de acesso à internet”, destacou o prefeito Marquinhos Trad (PSD).

Prefeitura implanta o 1º ponto de troca de tráfego de MS para melhorar internet na Capital
Mais notícias