Prefeitura de MS muda regras para abertura do comércio 24 horas antes de entrarem em vigor

Prefeitura de Corumbá reduziu em 2 horas o funcionamento de lojas em geral e manteve horário diferenciado aos sábados

A 24 horas de entrar em vigor, o decreto baixado pela Prefeitura de Corumbá –a 419 km de Campo Grande– prevendo alterações no horário de funcionamento do comércio da cidade, como forma de evitar aglomerações e conter o avanço do coronavírus, foi republicado nesta quinta-feira (30). Dentre as mudanças, está mudança no horário de funcionamento aos sábados.

Na versão divulgada na quarta-feira (29), o horário de funcionamento aos sábados acompanharia o do restante da semana, a contar desta sexta-feira (31): durante 15 dias, estabelecimentos comerciais em geral poderiam funcionar das 8h às 16h. A mudança, porém, determina que, nos sábados, as lojas só abram das 8h às 14h. O funcionamento aos domingos segue proibido.

Alguns empreendimentos, porém, tiveram seus horários de funcionamento flexibilizados conforme segmento e classificação como serviço essencial ou não:

  • Açougues, mercados, supermercados e mercearias poderão funcionar de segunda-feira a sábado, das 8h às 20h, e das 8h às 14h aos domingos.
  • Panificadoras, padarias e confeitarias estão autorizadas a abrir de segunda a sábado, das 6h às 20h, e aos domingos das 6h às 12h.
  • Postos de combustíveis (exclusivamente para abastecimento), distribuidoras de gás e água, borracharias e farmácias (resguardado o atendimento por plantão) estão autorizadas a abrir de segunda-feira a domingo, das 5h às 21h.
  • , lanchonetes e bares que forneçam refeições preparadas no local estão autorizados a funcionar de segunda a sábado até às 20h30 e aos domingos até as 14h. No caso de sorveterias e locais destinados a venda de açaí e similares, o funcionamento é liberado de segunda-feira a sexta, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 14h.
  • Atividades que funcionem com entregas em domicílio (o delivery) poderão funcionar nos dias de semana e aos finais de semana, inclusive aos domingos após seu horário regular, até às 23h, mas exclusivamente nesta modalidade e seguindo determinações quanto à identificação dos entregadores.
  • Conveniências e congêneres podem funcionar de segunda a sábado, das 8h até às 20h30 e aos domingos das 8h às 14h, sendo expressamente proibido o consumo no local, calçada ou imediações.
  • Academias podem funcionar de segunda a sexta-feira, das 6h às 11h e das 15h às 19h. Clínicas médicas, odontológicas e veterinárias poderão atender aos clientes de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e nos sábados até às 14h.
  • Cultos, missas e demais manifestações religiosas com público estão proibidos de segunda a sexta-feira, sendo permitida a transmissão via internet. Foi liberado o funcionamento presencial aos sábados e domingos de , templos, centros espíritas e demais locais de cunho religioso, limitado a duas celebrações e sob normas de biossegurança.

As mudanças as regras de funcionamento tiveram em vista o fato de o coronavírus ter avançado em Corumbá: a cidade contabiliza 35 mortes causadas pela doença e um total de 1.166 casos. No Estado, já são mais de 24 mil casos e 357 óbitos.

Prefeitura de MS muda regras para abertura do comércio 24 horas antes de entrarem em vigor
Mais notícias