Prefeitura cria programa para capacitar jardineiros e cuidadores voluntários de árvores

A ação visa capacitar pessoas para atuarem na poda de árvores da capital

A Prefeitura de Campo Grande sancionou nesta sexta-feira (10) a criação do Programa de Capacitação de Jardineiros para atuarem na poda de árvores da capital e também instituir o cadastro e capacitação dos voluntários “cuidadores de árvores” no Município. A Lei 6.405 está disponível para consulta no Diogrande.

O Poder Executivo, por meio do órgão competente, será responsável pela capacitação dos jardineiros e dos cuidadores voluntários de árvores, com aplicação de cursos e treinamento, bem como regulamentação da atuação dos mesmos.

A quantidade de jardineiros capacitados e de voluntários cuidadores de árvores será de acordo com a necessidade para atender todas as regiões da cidade. Poderá ser de competência dos voluntários zelar pelo desenvolvimento das espécies, fiscalizarem, cuidarem para o crescimento sadio e a proteção contra vândalos e agressores de qualquer natureza à arborização urbana.

Os cuidadores devem residir próximos aos locais onde se encontram as árvores que serão cuidadas. Após cadastramento e capacitação, os cuidadores de árvores podem ser os responsáveis pelas avaliações das árvores de sua região, dando celeridade aos pedidos realizados pela população para poda de árvores.

Mais notícias