Pandemia faz aplicações de multa de trânsito cair 93% em Mato Grosso do Sul

Redução de carros nas ruas, prorrogações de prazos e foco na Lei Seca foram responsáveis pelo resultado

A pandemia do coronavírus fez o número de multas de trânsito cair pela metade em , conforme dados do (Departamento Nacional de Trânsito).

O balanço mais recente é referente ao mês de maio deste ano. Foram 5.083 infrações este ano frente a 83.913 no mesmo período do ano passado. Uma queda de 93,9%.

Conforme o diretor-presidente do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de MS), Rudel Trindade, são vários fatores – todos relacionados à pandemia – que causaram a redução. “Com a quarentena, lockdowns e o período de fechamento [de atividades não essenciais em várias cidades do Estado], houve redução do número de veículos em circulação e isso causa redução do número de multas, principalmente nas estradas”, pontuou.

Além disso, Rudel destaca que o foco do órgão de trânsito mudou. “O Detran e outros órgãos [de fiscalização] estão priorizando as atividades da Lei Seca, pois os motoristas embriagados, de modo geral, causam acidentes graves e essas vítimas acabam ocupando leitos em hospitais, que devem ter foco nos pacientes de Covid-19”, explica.

Outro fator que contribuiu para os números foi uma série de prorrogações de prazos como por exemplo para renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), que fez com que condutores que estavam com documento vencido  ganhassem prazo de 18 meses para renová-lo. “Outros prazos da legislação também foram alterados e isso acaba afetando o quantitativo de multas”, completou  Rudel.

Números

A redução da aplicação de multas começou em março, quando começaram as restrições do comércio em . Em fevereiro, foram aplicadas 46.324 multas. Em março, o total registrado foi de 47.818. Apesar de ser similar às infrações de fevereiro, houve queda em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram aplicadas 94.225, uma queda de 49,2%.

No mês de abril, a queda já se mostra bastante expressiva. Das 70 mil registradas em 2019, caiu para 5.190 em 2020. Por fim, em maio, foram registradas 5.083.

A queda se deu em todo o Brasil, principalmente no mês de junho. Enquanto que em maio foram mais de 778 mil infrações registradas em todo o território nacional, o número caiu para 256 mil em junho.

Pandemia faz aplicações de multa de trânsito cair 93% em Mato Grosso do Sul
Mais notícias