Música brasileira é tema de palestra apresentada no Fesmuvi

A primeira noite do Festival de Música Virtual (Fesmuvi) foi marcada pela palestra “Música e Culturas Brasileiras na ”, ministrada pelo músico, pesquisador e professor da Escola de Comunicação e Artes da USP e da de Aveiro, Ivan Vilela.

Os responsáveis pela abertura e coordenação do programa, os professores Jorge Geraldo e William Teixeira, contaram um pouco das apresentações que foram feitas durante a transmissão. Os espetáculos apresentados foram Morro Velho (Milton Nascimento), Prelúdio VII (Roberto Victório) e Duas Distancias [texto “Os livros e carpete” de Annita Costa Malufe e “Ondas do mar de vigo” de Martin Codax] (Silvio Ferraz), e foram interpretadas por Juliana Araújo no vocal, Lucas Mateus com a viola caipira e William Teixeira com o violoncelo.

Após a apresentação, o professor Evandro Higa mediou a palestra e agradeceu a presença de Ivan. No início da conversa, o músico destacou uma reflexão sobre cultura e civilização. “Na realidade, nós fazemos uma confusão muito grande entre o que é cultura e civilização, pois nós sempre acreditamos que os países mais civilizados, eles possuem mais cultura, e cultura não depende da civilização. Cultura é a forma como nos comportamos, como nos relacionamos, é essa rede de valores simbólicos usados e criados”, explica.

Ivan levantou outros temas centrados na sua pesquisa, que tem foco na música nacional, durante a palestra, como a origem da música brasileira, a música popular brasileira e as transformações e influências exteriores que a música brasileira sofreu nas últimas décadas. O evento vai até amanhã, 27, e as transmissões das palestras serão realizadas pelo canal Música no YouTube. (Informações da assessoria)

Música brasileira é tema de palestra apresentada no Fesmuvi
Mais notícias