Número de pacientes dobra em uma semana e MS já tem 51 casos de coronavírus

Balanço foi divulgado nesta quarta-feira pela Secretaria de Estado de Saúde; mais da metade dos pacientes concluiu quarentena e não apresenta sintomas

Mato Grosso do Sul registrou até esta quarta-feira (1º) 51 casos confirmados de coronavírus, conforme boletim apresentado nesta tarde pela Secretaria de Estado de Saúde. O número representa um acréscimo de 3 casos sobre o total anunciado na terça-feira (31), quando foram confirmados 48 pacientes com a Covid-19. A secretária-adjunta de Saúde, Christinne Maymone, alertou, porém, que em uma semana, o total de casos confirmados duplicou no Estado.

Segundo o boletim da SES, o Estado registrou nesta quarta-feira 595 notificações, com 51 casos confirmados e 494 descartados, além de 11 excluídos. Os registros confirmam uma morte até aqui –anunciada ontem, de Eleuzi Nascimento, de 64 anos, moradora de Batayporã (a 312 km de Campo Grande), que foi internada em Nova Andradina e transferida para Dourados, onde faleceu. A paciente teve contato com uma parente, que vive na Bélgica, que teve confirmação de coronavírus.

Christinne anotou, porém, que o total de casos da doença no Estado duplicaram na comparação com os últimos 7 dias –em 25 de março, eram 25 os pacientes com confirmação da Covid-19. “Como podem observar, os casos cresceram na última semana, duplicando na última semana. Tivemos uma média de 7 dias para duplicar o número de casos confirmados”, apontou ela.

Dos três novos casos, um paciente é de Campo Grande, tem 36 anos e está em isolamento domiciliar. Outro, de Dourados, tem 60 anos e veio de São Paulo, tendo passagens por cidades do Nordeste; e o terceiro, de 53, é de Três Lagoas –estes últimos estão internados.

Perfil

O novo coronavírus continua a manter o perfil de paridade entre os sexos (com divisão de casos quase igual entre homens e mulheres) e acúmulo das confirmações entre adultos jovens, de 20 a 59 anos. A adjunta da SES alertou, porém, que 13,7% dos casos já envolve pacientes acima de 60 anos (7 no total, compreendendo um dos grupos de risco para a doença).

Além disso, do total de casos, 27 (52,9% do total) já finalizaram a quarentena e se apresentam sem sintomas. Há 16 pacientes em isolamento (31,4%), 7 internados (13,7%) e um óbito (2%).

Dos 39 casos ainda sob investigação, 18 estão em Campo Grande. Os demais estão em Dourados (4); Batayporã (3); Corumbá, Ponta Porã e Três Lagoas (2 cada município); e Aparecida do Taboado, Bataguassu, Camapuã, Coxim, Deodápolis, Ivinhema, Nioaque e Ribas do Rio Pardo (1 em cada).

Número de pacientes dobra em uma semana e MS já tem 51 casos de coronavírus
Mais notícias