MS ainda não tem voluntários aptos para teste da vacina contra Covid-19, diz SES

Início das inscrições de voluntários começou na última semana e Butantan que avalia os candidatos

Os servidores da área da Saúde em que se voluntariaram para os testes da CoronaVac, vacina chinesa em testes no Brasil pelo Instituto Butantan, ainda seguem em avaliação. O instituto é responsável pela triagem dos voluntários e de acordo com a SES (Secretaria Estadual de Saúde), MS ainda não tem voluntários aptos para receber as doses das vacinas.

Ao Jornal Midiamax, a secretaria explicou, por meio da assessoria de imprensa, que o Instituto Butantan segue realizando a seleção e ainda não foi divulgado quantos sul-mato-grossenses se voluntariaram para participar dos testes da vacina. “O responsável pela seleção de voluntários é o instituto Butantan. Ainda não há voluntários aptos aprovados para os testes em ”, informou.

O anúncio do início da testagem no Estado foi feito na última quinta-feira (15) pela SES, que explicou que apenas que funcionários da área da saúde tanto do setor público ou privado, com idades entre 18 e 59 anos, poderão participar. Serão mais de mil voluntários, que deverão receber duas doses da CoronaVac.

As doses serão aplicadas com intervalo de 14 dias cada. A expectativa é que, caso testes sejam promissores, a vacina já pode estar disponível para a população de  a partir de janeiro de 2021.

obrigatória

Nesta terça-feira (20), o secretário disse que irá recomendar vacinação compulsória em MS. “Aqui no , para não polemizar, haveremos de seguir o que recomenda a ciência, o uso compulsório da vacina. É a indicação que vou fazer ao Governo, ou seja, obrigatoriedade da vacina. Estamos não só nos protegendo, mas protegendo conjunto da sociedade”, disse .

A declaração é contrária à posição do presidente , que voltou a dizer na segunda-feira (19) que a vacina não será obrigatória no Brasil. O presidente afirma que, mesmo gratuita, a vacina será tomada por quem quiser. “Quem define isso é o . O meu ministro da Saúde já disse que não será obrigatória essa vacina e ponto final”, disse.

MS ainda não tem voluntários aptos para teste da vacina contra Covid-19, diz SES
Mais notícias