Mais de 20 programas de pós-graduação estão com inscrições abertas na UFMS

UFMS

Profissionais das mais variadas áreas que estejam interessados em qualificação podem se inscrever em um dos 26 programas de residência, mestrado e doutorado da UFMS que estão com inscrições abertas. São quase 500 vagas para ingresso de novos alunos em 2020 na Cidade Universitária e nos câmpus de Três Lagoas, Chapadão do Sul, Aquidauana e Corumbá.

“Os programas de pós-graduação são de extrema importância para a Ciência, a Tecnologia e a Inovação do estado e do país. Temos orgulho dos cursos de mestrado e doutorado que ofertamos e desejamos que muitos pesquisadores ingressem na nossa instituição no próximo ano”, declara o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Nalvo Franco.

Em Campo Grande, o Programa de Pós-Graduação (PPG) em Estudos de Linguagens está com processo seletivo aberto para o mestrado e doutorado e oferece 26 vagas para ampla concorrência e quatro para ações afirmativas para o primeiro e 16 vagas para ampla concorrência e quatro para ações afirmativas, para o segundo. As inscrições devem ser feitas até o dia 24 de janeiro. As informações completas sobre os processos seletivos podem ser conferidas no site.

O PPG em Biotecnologia também está com inscrições abertas e destina 25 vagas para o mestrado e dez para o doutorado, sendo que dessas, três são para ações afirmativas no mestrado e uma, no doutorado. O prazo termina no dia 3 de fevereiro e todas as informações podem ser conferidas no site do programa.

Também estão abertas as inscrições para o PPG em Tecnologias Ambientais. São 37 vagas, sendo 19 para o mestrado e 18 para o doutorado. O prazo termina no dia 31 de janeiro e mais informações estão disponíveis aqui.

O PPG em Saúde e Desenvolvimento da Região Centro-Oeste também realiza processo seletivo para 2020. São 34 vagas para o mestrado e 47 para o doutorado. Dessas quatro são para ações afirmativas no mestrado e cinco no doutorado. O prazo final para se inscrever é 24 de janeiro. Outras informações no site do programa.

Já o PPG em Química possui um sistema de seleção diferenciado. As inscrições podem ser feitas em fluxo contínuo até o dia 26 de junho de 2020. São 30 vagas para o doutorado e 30 para o mestrado. As informações sobre o doutorado estão disponíveis aqui e as sobre o mestrado podem ser conferidas no link.

Os interessados em ingressar no mestrado em Ciências do Movimento também têm até o dia 24 de janeiro para efetuarem sua inscrição no processo seletivo. No total são 23 vagas, sendo três para ações afirmativas. Outras informações estão disponíveis aqui.

Engenheiros, arquitetos e profissionais graduados em áreas afins podem participar do processo seletivo do mestrado profissional em Eficiência Energética e Sustentabilidade. As inscrições devem ser feitas até o dia 31 de janeiro. São 16 vagas, sendo duas para ações afirmativas. Mais informações aqui. Também há vagas para o mestrado em Engenharia Elétrica. São 16 vagas, sendo duas para ações afirmativas. Confira o edital clicando aqui.

Ainda na Cidade Universitária, o mestrado em Psicologia também abriu processo seletivo para 19 vagas de ampla concorrência e três para ações afirmativas. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de janeiro. Saiba mais clicando aqui. Até dia 24 de janeiro estão abertas as inscrições para o mestrado em Comunicação. São 14 vagas, sendo três destinadas às ações afirmativas. Informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas clicando aqui.

Estão abertas também inscrições para o mestrado em Antropologia Social. São oferecidas 13 vagas para ingresso em 2020, sendo três para ações afirmativas. O prazo para se inscrever termina no dia 20 de janeiro. O edital com mais informações está disponível aqui.

Profissionais das áreas de Física, Química, Biologia, Pedagogia e áreas afins que queiram se capacitar para o exercício de atividades de pesquisa e ensino podem participar do processo seletivo de doutorado em Ensino de Ciências. O programa oferece 20 vagas sendo três para ações afirmativas. O edital com mais informações está disponível aqui.

Residência – Ainda na Cidade Universitária, há oportunidades de ingresso em três programas de residência. O Multiprofissional em Reabilitação Física oferece oito vagas. Podem participar graduados em enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, serviço social e terapia ocupacional. O programa é realizado em parceria com o Ministério da Saúde.

A residência Multiprofissional em Saúde está oferecendo 18 vagas para profissionais graduados em enfermagem, fisioterapia, nutrição, odontologia e farmácia. A área de concentração é em Atenção ao Paciente Crítico e o programa conta com o apoio do Ministério da Educação (MEC).

Já a residência em Enfermagem Obstétrica oferece seis vagas e é realizada com o apoio do Ministério da Educação e das secretarias Municipal e Estadual de Saúde. Os editais com mais detalhes sobre os processos seletivos dos programas de residência podem ser acessados aqui. As inscrições terminam no dia 14 de janeiro.

Câmpus – Em Aquidauana, o mestrado em Estudos Culturais está com inscrições abertas até o dia 31 de janeiro. São 15 vagas, sendo 12 para ampla concorrência e três para ações afirmativas. Confira mais detalhes aqui. Também em Aquidauana estão abertas inscrições para o mestrado em Geografia. São dez vagas, sendo uma para ações afirmativas. O prazo para efetivar a inscrição termina no dia 3 de fevereiro. Informações disponíveis aqui.

No campus de Três Lagoas, o PPG em Geografia oferece 14 vagas para ampla concorrência e duas para ações afirmativas no mestrado e no doutorado, sete vagas para ampla concorrência e uma vaga para ações afirmativas. Inscrições terminam no dia 27 de janeiro de 2020. Informações completas sobre o processo seletivo do PPG podem ser obtidas aqui.

Outro campus com seleção aberta é o de Chapadão do Sul. São seis vagas para ampla concorrência no mestrado em Agronomia, com inscrições até dia 29 de janeiro. Mais informações estão disponíveis aqui.

No campus de Corumbá, há 25 vagas para o mestrado em Estudos Fronteiriços, sendo três para ações afirmativas. Informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas aqui.

No total, a UFMS oferece 1.2 mil vagas distribuídas para 67 cursos de pós-graduação nas mais diversas áreas do conhecimento. Além desses, outros programas devem iniciar seus processos seletivos em breve. Acesse o portal da pós-graduação e fique atento à publicação dos editais.

Mais notícias