Laboratório da UFMS de Três Lagoas será usado para diagnóstico e pesquisa de coronavírus

Três Lagoas é um dos municípios com mais casos de coronavírus.

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) de Três Lagoas, a 326 quilômetros de distância de Campo Grande, fará adaptações do Laboratório de Genética e Biologia Molecular, para realizar diagnóstico e pesquisas relacionadas ao coronavírus (Covid-19).

 

Laboratório da UFMS de Três Lagoas será usado para diagnóstico e pesquisa de coronavírus
(Foto: Divulgação)

O laboratório passará por etapas de certificação feira pelo Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública), que disponibilizará as diretrizes para que as análises sejam desenvolvidas dentro do que é exigido. O setor já conta com ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), que é emitida pelo Conselho Regional de Biologia para regulamentar as emissões de laudos de exames moleculares do vírus.

Conforme coordenador da ação, professor Édis Belini Junior, as adaptações estão sendo feitas em parceria com a prefeitura da cidade, pois no município não há laboratório público ou privado para o tipo de análise.

“As adaptações físicas são necessárias para seguirmos as normas de biossegurança de nível três para recebermos amostras possivelmente contaminadas pelo SARS-CoV-2 e evitarmos a contaminação das pessoas que irão atuar no projeto”, informou.

A previsão é que em 30 a 35 dias as análises iniciais já comecem a ser executadas. A equipe será composta inicialmente por 10 a 15 pessoas, entre professores do curso de Medicina, técnicos de laboratório, servidores do município e voluntários que se inscreveram na ação estratégica.

“A meta inicial é avaliar 60 amostras por dia e, dependendo da demanda, poderemos automatizar algumas etapas e aumentar esse número. O fluxo de amostras obedece o que já é compactuado com a Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas e Lacen, no entanto, o laboratório seria um intermediador para realizar as análises, excluindo a necessidade do envio para Campo Grande”, disse o professor.

Laboratório da UFMS de Três Lagoas será usado para diagnóstico e pesquisa de coronavírus
Mais notícias