Inscrições em cursos de línguas do IFMS seguem até dia 17

IFMS

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) recebe até dia 17 de janeiro as inscrições para 680 vagas em cursos gratuitos de Espanhol, Inglês e Libras, nos níveis básico e intermediário.

Com início no primeiro semestre letivo de 2020, os cursos são ofertados por meio do Centro de Idiomas (Cenid) da instituição em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Ponta Porã e Três Lagoas.

As vagas se destinam a turmas iniciantes e em andamento. Para concorrer, é necessário possuir ensino fundamental I completo. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, utilizando a Página do Candidato.

Nas turmas iniciantes, há reserva de 60% das vagas para estudantes do IFMS (12 vagas), 25% para comunidade externa (5) e 15% para servidores (3). Já para as que se encontram em andamento, é exigida a realização de uma prova de nivelamento.

Os sorteios eletrônicos para seleção dos estudantes estão previstos para 29 de janeiro e 19 de fevereiro, para turmas iniciantes e em andamento, respectivamente. O edital de abertura, com as regras do processo seletivo, está publicado na Central de Seleção.

Nivelamento – Os candidatos que desejam ingressar nas turmas em andamento precisam realizar uma prova, marcada para 15 de fevereiro, com o objetivo de avaliar o nível de proficiência e os conhecimentos prévios necessários para ingresso em cada nível.

A prova será composta por 42 questões de múltipla de escolha, visando avaliar a compreensão da língua (gramática e vocabulário). Independentemente do resultado obtido no teste de nivelamento, o preenchimento da vaga só será possível caso o candidato seja selecionado por sorteio.

Cenid – Os cursos FIC de idiomas oferecidos pelo Instituto conduzem o estudante à capacitação, ao aperfeiçoamento e ao conhecimento de uma língua adicional. O certificado tem validade nacional e atesta o conhecimento no nível concluído.

Ofertados em duas etapas, com três semestre cada um, os cursos se destinam a estudantes, servidores do IFMS e comunidade externa, tendo a finalidade de fomentar o processo de internacionalização da instituição.

Mais notícias