IFMS abre inscrições para 1,8 mil auxílios estudantis

IFMS

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas no processo seletivo que oferta 1.897 auxílios no Programa de Assistência Estudantil, destinado a estudantes dos cursos técnicos de nível médio – integrado, subsequente e Educação de Jovens e Adultos (Proeja) – e de graduação presenciais.

Serão concedidos auxílios nas modalidades Alimentação, Permanência/Alimentação, Indígena e Quilombola, Moradia Estudantil, Permanência e Transporte aos estudantes dos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

divisão dos benefícios por campi, modalidade e os valores mensais podem ser conferidos na tabela ao final deste texto. O total de recursos investidos no processo seletivo é de quase R$ 3 milhões.

Os estudantes interessados devem fazer a inscrição online até 1º de março, na Página do Candidato da Central de Seleção do IFMS, onde está publicado o edital de abertura do processo seletivo.

Requisitos – Podem participar os estudantes dos cursos técnicos de nível médio e da graduação que frequentem, no mínimo, três unidades curriculares presenciais. É vedada a participação de alunos que estejam fazendo apenas estágio, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou atividade complementar.

O estudante também precisa comprovar renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, e não pode ter mais do que duas reprovações por falta em unidades curriculares no semestre anterior.

Para concorrer ao Auxílio Transporte, o estudante também deve atender às especificidades da cada campus, conforme o edital de abertura do processo seletivo, e não pode ter acesso ao transporte público municipal, estadual ou federal.

No caso do Auxílio Moradia, o candidato precisa comprovar ser oriundo de município diferente do campus onde está matriculado, além das despesas com locação de imóvel, por meio de contrato de locação ou declaração do locador.

Documentação – Ao fazer a inscrição online, o candidato deve informar o dia e o horário em que entregará, no campus onde estuda, a documentação prevista no edital.

A lista das inscrições homologadas e a agenda para entrega dos documentos serão publicadas no dia 2 de março. O período de apresentação da documentação nos campi será de 3 de março a 3 de abril.

Os estudantes serão classificados em ordem crescente de renda per capita. Terão prioridade beneficiários de programas de transferência de renda e egressos de escola pública. O resultado preliminar será publicado no dia 22 de abril.

Assistência Estudantil – O programa faz parte da Política de Assistência Estudantil do IFMS. O objetivo é incentivar o estudante em sua formação educacional, bem como apoiá-lo em sua permanência na instituição, visando à redução dos índices de evasão escolar decorrentes de dificuldades de ordem socioeconômica.

Os estudantes contemplados recebem nove parcelas durante o ano letivo. Nos períodos de férias, têm direito a um valor proporcional aos dias letivos previstos para esses meses, referente aos Auxílios Alimentação e Transporte.

Além dos auxílios, o IFMS já oferece, desde o ano passado, alimentação escolar a estudantes dos campi Corumbá e Aquidauana. Também está prevista a implementação da iniciativa em Campo Grande e Jardim.

Para o ano de 2020, investimento previsto na Assistência Estudantil é de R$ 4,9 milhões, por meio de editais que contemplam os auxílios e as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Mais notícias