Festival de Arte e Cultura do IFMS será online em 2020

A edição 2020 do Festival de Arte e Cultura do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (), evento promovido anualmente pelos campi da instituição, ocorrerá em formato online entre os dias 11 e 13 de novembro. A medida foi tomada em virtude da pandemia do novo coronavírus.

“Teremos muitas atrações locais, o que permitirá que estudantes, servidores e comunidade externa dos dez campi possam conhecer a cultura de outras regiões do estado”, explica o diretor de Extensão do , Geovano Chaves.

O diretor de Extensão do , Geovano Chaves, lembra que este será o primeiro Festival online da instituição, o que permitirá maior integração entre as comunidades dos campi.

“Teremos muitas atrações locais, o que permitirá que estudantes, servidores e comunidade externa dos dez campi possam conhecer a cultura de outras regiões do estado. Outra novidade é que o Festival será realizado simultaneamente com a Semana do , sendo que as atividades serão divididas nos períodos da tarde e da noite”, explica.

O edital que destina apoio financeiro para a realização do evento foi publicado nessa quarta-feira, 30, na Central de Seleção do . Os campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas podem apresentar propostas.

O valor total de fomento previsto neste edital é de até R$ 35 mil. O recurso será disponibilizado por meio de auxílios do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi). O valor será dividido entre o número de propostas aprovadas, contabilizando no máximo dez propostas, uma por campus.

Submissão – Deve ser feita a partir desta sexta-feira, 2. O prazo segue até 9 de outubro.

O proponente, que precisa ser servidor efetivo do , deve submeter a proposta no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj). Antes de fazer a submissão é preciso se cadastrar no sistema.

No ato da submissão, o proponente não pode estar afastado ou em licença das atividades acadêmicas ou administrativas por período superior a 30 dias. Cada campus poderá apresentar apenas uma proposta.

Entre os requisitos para a habilitação das propostas estão:

Enquadrar-se na modalidade evento de extensão;

Ser de cunho cultural e articuladas à memória e patrimônio, memória social, folclore, artesanato e tradições culturais, cultura afro-brasileira e indígena, bem como às produções culturais e artísticas que compreendam as manifestações populares e eruditas, que façam uso de linguagens como artes cênicas, audiovisual, música, literatura, artes visuais, e design;

Envolver diretamente a comunidade externa na caracterização do seu público-alvo;

Possuir estudantes dos cursos técnicos de nível médio e/ou ensino superior do como membro da equipe e tarefas definidas.

No item ‘Anexos’ da proposta, são necessários a declaração de disponibilidade de carga horária semanal e a carta de intenção de parceria, se houver. Já no item ‘Cronograma de Atividades’, a carga horária de todos os membros da equipe deverá ser computada, preferencialmente, com periodicidade semanal ou diária.

A previsão de despesas de material de consumo e/ou serviços de pessoa física e jurídica necessária para a operacionalização do evento precisa ser discriminada na proposta e ter relação direta com a atividade a ser desenvolvida. As informações devem ser apontadas no item ‘Recurso do ’.

Seleção – Será avaliado o atendimento às condições de habilitação e o mérito das propostas, com base nos critérios apresentados no edital de abertura. As propostas que obtiverem nota final maior ou igual a 60% da pontuação máxima serão classificadas como ‘recomendadas’. Os resultados preliminar e final do processo seletivo estão previstos para 16 e 21 de outubro, respectivamente. (Informações da assessoria)

Festival de Arte e Cultura do IFMS será online em 2020
Mais notícias