Expectativa de vida em MS aumenta e chega a 76,3 anos, aponta IBGE

Dados mostram que mulheres vivem, em média, 7 anos mais que os homens

A expectativa média de vida do sul-mato-grossense alcançou 76,3 anos em 2019, de acordo com pesquisa divulgada nesta quinta-feira (26) pelo (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Conforme os dados, MS tem a 10ª maior esperança de vida do país. A maior registrada em (79,9 anos) e a menor no Maranhão (71,4 anos). No Brasil, a esperança de vida é de 76,6 anos, 3 meses a mais que a registrada em 2018.

Assim, o aponta que houve acréscimo de dois meses na esperança de vida da população de MS em relação a 2018, quando a média era de 76,1 anos. Se comparado com a média da 1980, o aumento foi de 13,4 anos. “Todas as idades foram beneficiadas com a diminuição dos níveis de mortalidade, principalmente as idades mais jovens, faixa onde se observa os maiores aumentos nas expectativas de vida”, destaca a publicação.

Mulheres vivem mais

O levantamento do concluiu que as mulheres vivem, em média, sete anos a mais que os homens em MS. Elas têm expectativa de vida de 79,9 anos, enquanto que eles vivem, em média, até 72,9 anos.

Expectativa de vida em MS aumenta e chega a 76,3 anos, aponta IBGE
Comparação na esperança de vida entre mulheres e homens em MS

A publicação relata que “os maiores diferenciais de mortalidade por sexo refletem os altos níveis de mortalidade de jovens e adultos jovens por causas violentas, que incidem diretamente nas magnitudes das esperanças de vida ao nascer da população masculina”.

Mortalidade infantil menor

Outro índice fundamental para o aumento na expectativa de vida de uma população é a taxa de mortalidade infantil. Nesse quesito, houve queda em . Conforme a pesquisa do IBGE, das crianças menores de 1 ano, a taxa foi de 12,9 mil óbitos a cada mil crianças em 2019. O número é 2,3% menor em relação ao ano anterior, quando 13,2 mil crianças não completavam o primeiro ano de vida.

Expectativa de vida em MS aumenta e chega a 76,3 anos, aponta IBGE

Expectativa de vida em MS aumenta e chega a 76,3 anos, aponta IBGE
Mais notícias