Em MS, 243 funcionários de frigoríficos já testaram positivo para novo coronavírus

Casos são monitorados pelo MPT, que exigiu medidas de segurança nas empresas

Em , 243 trabalhadores de s foram diagnosticados com , segundo dados do Ministério Público do Trabalho (). Os casos foram registrados nos municípios de Dourados, Guia Lopes da Laguna e Bonito.

Conforme o MPT, a unidade com maior número de casos é o Frigorífico Brasil Global Agroindustrial Ltda., em Guia Lopes da Laguna, com 109 contaminados. Em seguida, está a Seara Alimentos (JBS), em Dourados, com 96 trabalhadores com diagnóstico positivo para a doença. Ainda na segunda maior cidade de MS, a BRF S.A tem 8 funcionários com coronavírus. Já a Frigorífico Franca Comércio de Alimentos Ltda., em Bonito, apresentou 30 registros de infectados.

Para conter o avanço da disseminação da doença, o MPT emitiu uma série de recomendações a 42 empresas do setor em todo o Estado. Entre as medidas estão o distanciamento de 1,8 metro entre funcionários, desinfecção de superfícies e instalação de filtros para garantir a renovação do ar.

Segundo o vice-presidente  do Sindicato das Indústrias de Frios e Carnes e Derivados de , Sérgio Capucci, todas as unidades estão seguindo as recomendações. “Existe uma equipe para segurança do trabalho, uma de controle de qualidade e, agora, criou-se uma equipe para monitorar as medidas de segurança contra o coronavírus”, informou.

Alerta

Por serem empresas que empregam grande número de pessoas, os s estão na mira das autoridades. Em Bonito, por exemplo, segundo a secretária municipal de saúde, Lívia Maria Silva Oliveira, todos os casos da doença no município estão restritos aos registrados no . “O município não tem nenhum caso de transmissão comunitária ou decorrente de outra origem. Nós já fizemos o rastreamento de todas as novas famílias, que também estão sendo submetidas a testes e até o momento, todos deram negativo”, disse.

Já em Dourados, terceiro município com maior número de casos no Estado – 180 – a preocupação é com a Reserva “Francisco Horta Barbosa” em que uma moradora trabalha no da Seara testou positivo para o coronavírus e espalhou a doença para outros indígenas.

Guia Lopes da Laguna é segundo município em número de casos –são 199 até esta terça-feira (26). O vírus chegou na cidade no fim de abril, quando um motorista teve contato com 2 colaboradores do . Dias depois, um deles testou positivo.

Em MS, 243 funcionários de frigoríficos já testaram positivo para novo coronavírus
Mais notícias