Drive-thru do coronavírus instalado em 4 cidades de MS realizou mais de 2 mil exames

Em Campo Grande 38 testaram positivo no drive-thru

Quatro cidades de Mato Grosso do Sul contam com o sistema de drive-trhu instalada para exame de coronavírus (covid-19) e, em pouco mais de um mês eles totalizaram 2.031 coletas com 59 resultados positivos para a doença.

Em Campo Grande foram 1.734 coletas até a quarta-feira (13), dessas 38 deram positivo para covid-19. Em Dourados foram 148 exames com seis positivos. Na cidade de Três Lagoas das 131 amostras,15 casos da doença foram confirmados e em Corumbá todas as nove coletas deram negativo.

Vale lembrar que Mato Grosso do Sul é pioneiro na implantação da iniciativa que visa ampliar a testagem em todo o Estado e assim subsidiar as estratégias de combate à pandemia.

Conforme o secretário de Estado de Saúde Geraldo Resende, o drive-thru faz parte do pacote de ações que tem sido realizado desde o início das confirmações, assim como as barreiras sanitárias, o disk dúvidas, o mapa estratégico de leitos, o plano de ação para a saúde indígena, entre outros.

“A medida possibilita uma maior intervenção no estado e o aumento no número de testagens nos dá maior dimensão da circulação da doença no Estado. Com isso, podemos reforçar as estratégias de enfrentamento e contenção da pandemia”, ressalta Rezende.

Agendamento

Caso a pessoa tenha algum dos sintomas gripais como febre, coriza, dor na garganta, entre outros, a equipe agendará uma consulta que será confirmada por uma mensagem no celular do paciente indicando a data, o horário e o local. No dia do exame, a equipe realizará a coleta dentro do carro do paciente, que se possível não deve estar com acompanhante, levando no máximo 20 minutos.

A SES ressalta que pessoas que não tiverem carro e utilizarem outros meios de transporte ou forem à consulta a pé, serão atendidas pela equipe de forma segura e rápida.

 

Drive-thru do coronavírus instalado em 4 cidades de MS realizou mais de 2 mil exames
Mais notícias