Tem que sair de casa? Confira como se limpar ao voltar para o isolamento

Roupas e sapatos devem ser separados e acessórios higienizados

Apesar da quarentena declarada em muitas cidades, aos poucos a rotina tem voltado ao normal para muitas pessoas em Campo Grande. Já nesta quarta-feira (1°) é possível ver um movimento maior de carros, por exemplo, nas ruas da Capital. Mas o risco do novo coronavírus (Covid-19) ainda não diminuiu, por isso relembre os cuidados a serem tomados quando voltar para casa.

É importante lembrar que o isolamento social ainda é a medida recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e que a saída seja apenas para o que for estritamente essencial, como ir ao mercado e, para muitas pessoas, ir para o trabalho. Nesses casos, a volta para casa exige alguns cuidados que vão além de lavar bem as mãos.

De acordo com a OMS, os cuidados, na verdade, devem começar antes mesmo de colocar os pés dentro de nossas residências, deixando um local especifico onde as roupas usadas sejam colocadas assim que chegarmos em casa. As peças de vestuário devem ser separadas e lavadas no mesmo dia.

Os calçados também podem ser meios de transporte do vírus, por isso devem ser colocados em um local específico, fora da casa e de preferência que seja usado o mesmo toda vez que precisar sair.

Depois de colocar as roupas para lavar e deixar o sapato do lado de fora, a medida mais importante é ir direto para o banho, sem manter contato com qualquer pessoa ou encostar em qualquer objeto na casa. Outra coisa importante é a higienização da casa, que deve ser feita sempre quando alguém voltar da rua. As janelas e portas devem ser mantidas abertas pelo maior tempo possível, deixando o ambiente sempre arejado. Produtos como água sanitária e álcool são importantes na limpeza.

Medidas que também podem ser usadas para evitar a contaminação é evitar sair nas ruas com cabelos soltos, usar o mínimo de acessórios possível, de preferência nenhum, mas caso sejam usados devem ser higienizados também. Celulares, capinhas, maçanetas, chaves e outros objetos e superfícies devem ser limpos com álcool 70%, sempre que usados e tocados.

Se estiver voltando do mercado ou com qualquer produto que tenha comprado, tudo deve ser higienizado antes de ser guardado, inclusive as sacolas, que devem ser jogadas fora em seguida. A limpeza pode ser feita com água e sabão, principalmente, além do álcool 70% e a água sanitária.

É importante ressaltar que os produtos que venham em recipientes vedados, como latas de milho, ervilha e outras coisas, podem ser limpos diretamente na pia com água e sabão. Para sacos de arroz, feijão, açúcar e outras coisas, a limpeza pode ser feita com a mesma mistura ou álcool gel.

Frutas, verduras e legumes devem ser lavadas como de costume, apesar de não existirem aind evidências de risco de infecção através do consumo de alimentos.

Os pets também devem ser higienizados. Caso você precise levar seu animalzinho para um passeio, é importante limpar as patinhas, focinho e pelo dele com água e sabão, sempre que voltarem para casa.

E por fim, lembre-se sempre de lavar bem as mãos, nunca é demais.

Tem que sair de casa? Confira como se limpar ao voltar para o isolamento
Mais notícias