Cotidiano

Contra coronavírus, UFMS decide que terminará semestre só com aulas on-line

Após prorrogar as aulas on-line dos alunos até o dia 11 de maio por conta da pandemia de Covid-19, o novo coronavírus, a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) anunciou que a decisão foi de terminar o semestre, que se encerra no meio do ano, com as teleaulas. De acordo com nota divulgada […]

Mariane Chianezi Publicado em 06/05/2020, às 14h19 - Atualizado em 07/05/2020, às 12h10

Foto: Divulgação UFMS
Foto: Divulgação UFMS - Foto: Divulgação UFMS

Após prorrogar as aulas on-line dos alunos até o dia 11 de maio por conta da pandemia de Covid-19, o novo coronavírus, a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) anunciou que a decisão foi de terminar o semestre, que se encerra no meio do ano, com as teleaulas.

De acordo com nota divulgada pela assessoria da universidade o MEC (Ministério da Educação) ainda deverá avaliar e autorizar a medida, mas afirma que a decisão é tomada por conta da segurança de funcionários, docentes e alunos, seguindo todas as orientações sanitárias.

No entanto, como já informado anteriormente, não há uma data de retorno às atividades presenciais. Cada unidade fará o Plano Local de Biossegurança e avaliará a necessidade de atividades presenciais indispensáveis, de acordo com as recomendações e condições de cada município.

Conforme portaria publicada nesta quarta-feira (6) permite a continuidade das turmas, determina um estudo relativo à extensão do calendário até dia 1 de agosto, para que atividades possam ser finalizadas pelas unidades que assim necessitarem, protege os estudantes, garantindo o percurso no ensino superior, autoriza a concessão de auxílios pata atendimento dos estudantes vulneráveis e, caso, apesar de todas as medidas adotadas , esse momento seja impactado por variáveis externas à UFMS, a Universidade ainda permitirá a alteração de matrícula até dia 1º de junho.

“Esse é um momento difícil para a humanidade, mas é um momento único em que devemos seguir pelo caminho da união e do entendimento. Nossa equipe de professores e técnicos é maravilhosa, está se esforçando imensamente, estamos trabalhando muitas vezes mais, assim como nossos estudantes também estão se dedicando muito mais. Estamos demonstrando a importância da Universidade Pública, do cuidar das pessoas. A sociedade tem percebido que o investimento que a UFMS recebe tem sido retribuído com ciência, formação cidadã e consciente, sempre baseado na ciência e nas decisões pautadas por indicadores e gestão de risco”, afirma o reitor Marcelo Turine.

A portaria pode ser acessada clicando aqui.

Jornal Midiamax