Conselhos de segurança das aldeias de Dourados e Caarapó recebem veículos

Viaturas utilizadas nas ações de segurança das aldeias.

Os Conselhos Comunitários de Segurança (CCS) das aldeias douradenses Bororó e Jaguapiru e também da aldeia Teykue, em Caarapó receberam três veículos. A entrega foi feita pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) na quarta-feira (20).

Os veículos deverão auxiliar os conselheiros no desenvolvimento de ações de polícia comunitária no combate à criminalidade nas regiões, segundo o coordenador da Coordenadoria de Polícia Comunitária, coronel PMMS Carlos de Santana Carneiro.

Ainda segundo o coronel, a doação dos veículos irá possibilitar que os presidentes de cada conselho fiquem mais próximos de suas comunidades. “Vai permitir o apoio para que possam buscar ações para a redução e a prevenção da criminalidade, além de desenvolverem ações sociais nas comunidades indígenas”. disse.

O evento aconteceu na sede do Ministério Público Federal (MPF/MS), em Dourados, porque foi o local que deu o start nas reuniões para que se chegasse a essa parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul por meio da Sejusp. “Esse compromisso veio desde junho do ano passando, quando foram instituídos os Conselhos Comunitários de Segurança nas Aldeias Indígenas”, explica coronel Santana.

“Essas viaturas foram doadas para os primeiros conselhos que foram criados para atender essas comunidades indígenas. Os veículos foram reformados, restaurados e adesivados. Esses conselhos são formados por indígenas e nós respeitamos cada nação deles e todos foram capacitados”, explicou o secretário de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira.

Os três veículos estão avaliados em R$ 160 mil. Em razão da pandemia do coronavírus, o evento foi ser fechado, contando com apenas com representes da Sejusp, PMMS, MPF/MS e dos conselhos indígenas.

Participou também do ato de entrega das viaturas, o Tenente Coronel PM Juraci Pereira Paz, atualmente comandante da Polícia Militar em Maracaju e Respondendo pelo comando da PM em Dourados.

Em seu primeiro ato oficial respondendo comando do 3o.BPM, que é batalhão empenhado nas ações de policiamento nas aldeias indígenas de Dourados, o Tenente Coronel Pereira disse que continuará apoiando os conselhos em suas demandas.

Conselhos de segurança das aldeias de Dourados e Caarapó recebem veículos
Mais notícias