Conhece esse fruto? Típico do Pantanal, Tucum é usado para pesquisa de combate ao câncer

O fruto usado como isca na região do Pantanal pode ajudar no combate ao câncer

Produto de pesquisa para combate ao câncer, o Tucum é um fruto do Pantanal, encontrado em abundância na região. O estudo das capacidades nutricionais do fruto está sendo desenvolvido por um grupo de pesquisadores da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Fruto de casca e polpa roxa, o Tucum possui uma semente esbranquiçada. Segundo as pesquisas do grupo, a casca e a polpa possuem grande quantidade de compostos bioativos que podem ser de grande ajuda no combate e até mesmo no tratamento de doenças como o câncer, a diabetes e as cardiovasculares.

O estudo acontece com a coordenação da Nutricionista e doutora em Ciências da Cirurgia, Elisvânia Freitas dos Santos e apoio da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Su).

Equipe de pesquisadores.
Foto: Reprodução.

Na região do Pantanal, o fruto é usado como isca e até o momento não existe nenhuma pesquisa sobre as atividades farmacológicas deste produto, abundante no estado. A Drª Elisvânia, afirma que os resultados preliminares mostram que o Tucum não é tóxico. “Comprovando a não toxicidade do Tucum, o próximo passo é analisar se os compostos deste fruto, introduzidos na alimentação, podem ser benéficos no combate ou até mesmo no tratamento de doenças graves como o câncer”, comenta sobre os próximos passos.

Mais notícias