Com mais de 50 mil casos, MS é o 4º no número de mortes por dengue

Ministério da Saúde lançou campanha para conscientizar população

Os dados da dengue para são alarmantes. O boletim mais recente do aponta que o estado é o 4º do país com maior número de mortes para a doença. Foram 39 óbitos confirmados. Assim, MS fica atrás apenas do Paraná (186 mortes), São Paulo (119) e Distrito Federal (44).

Conforme o boletim, o número de casos chegou a 51.571, o 5º maior do país em números absolutos. Se analisada a incidência, que é o número de casos para ada 100 mil habitantes, o número chega a 1.855 casos, ocupando a 2ª posição, atrás apenas do Paraná, com 2.297 casos.

Então, o alertou que dos 528 óbitos registrados até o dia 14 de novembro, 76,8% estavam em quatro estados: Paraná, São Paulo, Distrito Federal e .

Ações

Logo, os governos locais e federal estão iniciando campanhas de conscientização à população, uma vez que a maioria dos focos do mosquito transmissor da doença está nas casas.

dengue
No sábado (21), agentes contaram com apoio de drones para vistoriar imóveis em busca de focos da dengue. (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Nesta terça-feira (24), o Ministério da Saúde lançou a campanha “Combater o mosquito é com você, comigo, com todo mundo”. Na primeira fase, a ação irá alertar sobre a importância do cuidado aos locais que podem acumular água. Já a segunda informa os sintomas e as formas corretas de tratar a dengue, a e a chikungunya.

“O mosquito é um vilão, mas o maior vilão é o cidadão que deixa, por exemplo, a água ficar empoçada. Por isso, essa campanha e o trabalho dos agentes in loco são ferramentas fundamentais para conscientizarmos a população sobre a importância do combate ao mosquito”, afirmou o secretário-executivo do , Elcio Franco.

Em Campo Grande, o dia ‘D’ contou com a participação de mais de 100 profissionais, que percorreram imóveis do bairro Estrela do Sul. A mobilização deve se estender por todas as regiões da cidade.

Com mais de 50 mil casos, MS é o 4º no número de mortes por dengue
Mais notícias