Com incêndios no Pantanal, autorizações para queimadas controladas estão suspensas em MS

Queimadas controladas ficam suspensas por 180 dias

Depois que o Governo do Estado declarou situação de emergência em virtude dos incêndios que atingem o Pantanal, todas as autorizações de queimadas controladas na região foram suspensas por um período de 180 dias. A medida está em vigor desde sexta-feira (24), quando foi publicado decreto de situação de emergência ambiental na área do Pantanal de .

O secretário Jaime Verruck, da Semagro explica que, atendendo aos pedidos, o garantiu todo apoio operacional a nova força-tarefa que entrou em operação já no fim de semana. Foram pedidos um helicóptero do Ibama e um avião Hércules, e um helicóptero Pantera do Exército para transporte dos brigadistas às áreas de difícil acesso.

Corpo de Bombeiros, brigadistas do Ibama, além da Ambiental (PMA), que investiga a origem dos focos já estão em campo.

Aeronaves ajudam no combate ao fogo

Uma aeronave de grande porte da Força Aérea Brasileira, o Hércules C-130, vai ajudar no combate aos incêndios que geram fumaça na área urbana de Corumbá, a 425 km de Campo Grande. A estratégia foi montada durante uma  na manhã de domingo (26).

Segundo informações divulgadas pelo Prevfogo do  (Instituto Brasileiro do Meio  e dos Recursos Naturais Renováveis), serão utilizadas duas aeronaves, uma que levará os Brigadistas do Prevfogo e do  o mais próximo possível das chamas e outra realizará lançamentos de água. Há a previsão do Hércules C-130, aeronave de grande porte da Força Aérea Brasileira, capaz de lançar até 12 mil litros de água, realizar lançamentos ainda neste domingo (26) também.

Com incêndios no Pantanal, autorizações para queimadas controladas estão suspensas em MS
Mais notícias