Com caso confirmado em SP, Mandetta destaca vigilância das fronteiras contra coronavírus

Mato Grosso do Sul tem um caso sob suspeita

Em coletiva nesta quarta-feira (26), o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta destacou a importância de cuidar das fronteiras do país com o primeiro caso de coronavírus confirmado no Brasil. Em Mato Grosso do Sul, um paciente homem está em isolamento desde a última terça-feira (24) no Hospital Regional de Ponta Porã.

Segundo Mandetta, há pouco fluxo de brasileiros para a China e vice-versa, mas é preciso cuidar das fronteiras. “É preciso ter maior vigilância, mas há pouco fluxo de passageiros do Brasil para a China”, comentou na coletiva. O ministro também destacou que os países que enfrentam maiores notificações da doença estão no inverno, que facilitam a proliferação da doença, diferente do Brasil.

Nesta quarta-feira, a SES (Secretaria Estadual de Saúde) confirmou que um paciente homem, que veio da China até Assunção, capital do Paraguai, está internado desde terça no Hospital Regional de Ponta Porã com a suspeita da doença.

Brasil em alerta

Na segunda-feira (24), o Ministério da Saúde informou que ampliou os critérios para definição de caso suspeito para o Covid-19. Com isso, o Brasil passa a ser o primeiro país da América Latina com um caso confirmado do novo vírus que já matou 2.708 pessoas no mundo.

Agora, também estão enquadradas com suspeitas pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar, e vierem dos seguintes países: Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China.

“A decisão da pasta de aumentar o nível de segurança e sensibilidade da vigilância surgiu da preocupação que esses países têm gerado em decorrência da grande quantidade de casos do novo coronavírus nos últimos dias. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), esses países têm pelo menos cinco casos com transmissão interna da doença”.

Mais notícias