Com 122 casos e 4 mortes, Três Lagoas faz campanha com curados para incentivar isolamento

"Vida da gente de volta", resume um dos pacientes após 11 dias internado

Com 122 casos confirmados do novo coronavírus, a prefeitura de Três Lagoas lançou campanha com pacientes curados da infecção para alertar o restante da população para a importância do isolamento social. Em vídeo de pouco mais de cinco minutos postado nas redes sociais da administração neste sábado (23), um enfermeiro e um farmacêutico que foram contaminados detalham a experiência, inclusive com internação hospitalar.

“Sou cardiopata e quando falaram a suspeita é coronavírus fui direto para a UTI”, conta o farmacêutico Cesar Bisquer, que acredita ter sido contaminado no município porque não havia feito nenhuma viagem recentemente. Na gravação, ele detalha as dificuldades da UTI, onde não é possível tomar banho nem ir ao banheiro.

A situação piora devido aos efeitos da doença. “Começava a querer dormir sonolento e tinha que acordar para respirar”, relembra. Entre os sintomas teve gripe, febre, dor no corpo e tosse forte. Ao todo, foram 11 dias internado.

“Eu tenho um momento antes e depois da Covid”, detalhou o enfermeiro Rafael Guimarães, sobre a aflição de ficar isolado contaminado com uma doença nova. “A gente recebe a notícia e não tem o que fazer”, disse. O contato com paciente positivo havia sido dois dias antes de ele começar a apresentar os sintomas.

O rapaz falou sobre o susto com o diagnóstico e disse que, inicialmente, teve muita tosse, coriza e mal estar. Depois, teve cansaço e dor de cabeça. “Os profissionais de saúde correm o risco de se contaminar e levar pra casa”, lamentou. Ele contou que, mesmo recuperado e sem nenhum sintoma, ele ainda enfrenta preconceito porque as pessoas não querem ficar perto de alguém que já foi contaminado. “Elas não querem ficar perto”, disse.

Após os relatos, ambos os pacientes pedem que a população siga as recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde), mantendo o isolamento social e as medidas de higiene. Com 122 casos confirmados, Três Lagoas contabiliza 77 recuperados, quatro mortes e sete hospitalizados.

“Não é fácil, mas é ter a vida da gente de volta”, finaliza o farmacêutico. A íntegra da campanha pode ser conferida abaixo:

Vamos compartilhar com vocês dois depoimentos de pessoas que testaram positivo para a Covid-19 e que estão recuperados da doença. Agora, eles querem conversar com vocês, dividindo o que viveram nesses dias de isolamento e internação e ainda dar o recado: CUIDEM-SE e FIQUEM EM CASA! Vem dar o play!#covid19 #covid #novocoronavirus #coronavirus #recuperados #cura #saúde #TrêsLagoas #PrefTrêsLagoas

Posted by Prefeitura de Três Lagoas on Friday, May 22, 2020

 

Com 122 casos e 4 mortes, Três Lagoas faz campanha com curados para incentivar isolamento
Mais notícias