Cotidiano

Boa notícia: 53% dos que pegaram coronavírus em MS se curaram e só 4 estão na UTI

Boletim divulgado na manhã desta quarta-feira (29) pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) aponta que dos 249 casos confirmados do novo coronavírus em Mato Grosso do Sul (o Covid-19), 132 pessoas estão curadas. Isso representa 53% do total de infectados no Estado. Do total ainda com a doença, 95 estão em isolamento domiciliar e […]

Evelin Cáceres Publicado em 29/04/2020, às 11h43 - Atualizado às 16h15

Drive de coronavírus no Estado. (Foto: Franz Mendes)
Drive de coronavírus no Estado. (Foto: Franz Mendes) - Drive de coronavírus no Estado. (Foto: Franz Mendes)

Boletim divulgado na manhã desta quarta-feira (29) pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) aponta que dos 249 casos confirmados do novo coronavírus em Mato Grosso do Sul (o Covid-19), 132 pessoas estão curadas. Isso representa 53% do total de infectados no Estado.

Do total ainda com a doença, 95 estão em isolamento domiciliar e 13 internados em hospitais, sendo apenas quatro deles em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva). A boa notícia, no entanto, não deve ser ursada como desculpa para afrouxar o isolamento social, lembra o secretário Geraldo Resende.

Isso porque a SES estima grande aumento de casos de Covid-19 em MS entre a 21ª e a 25ª semana epidemiológica. O período corresponde a daqui a cerca de três semanas – metade de maio – até todo o mês de junho.

Segundo o Resende, MS está em sua 18ª semana epidemiológica, com 32 casos. As semanas tiveram início a partir do início do monitoramento sistemático de casos suspeitos de Covid-19 no Estado, em fevereiro. A semana atual encerra-se no próximo sábado (2 de maio) e os números podem mudar.

Enquanto isso, a 16ª semana – duas semanas atrás – foi a que mais trouxe aumento de casos. Na ocasião, foram observados 61 novos casos, contra 38 da semana epidemiológica anterior. Resende destacou que cada semana epidemiológica é distribuída conforme as quatro macrorregiões de MS (Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá, e suas respectivas cidades vizinhas).

Jornal Midiamax