Arara-canindé é resgatada após ter asa decepada por linha de cerol em Campo Grande

Os moradores do bairro Guanandi acionaram a PMA ao encontrar ave machucada

Uma arara-canindé foi resgatada na tarde desta quinta-feira (13) após ser ter asa decepada por linha de cerol no Bairro Guanandi, em Campo Grande. O incidente com a ave acontece após o Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) revelar que as aves sobreviventes desses ferimentos são consideradas ecologicamente sacrificadas, pois nunca conseguem voltar para a natureza.

Ao Jornal Midiamax, o morador disse que o animal estava bastante ferido e não conseguia se mover. A linha, que aparentemente era cerol, devido a gravidade do corte no bicho, estava envolto no corpo da arara.

Os moradores esperaram o resgate e não mexeram na ave, como se orienta o protocolo do Cras. “Olha só, linha de cerol matando os animais em Campo Grande. A asa está praticamente decepada”, disse.

A (Polícia Militar Ambiental) foi acionada e a arara foi levada para o Cras. Nesta quarta-feira (12), o médico veterinário e responsável técnico pelo Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), Lucas Cazati, explicou que os bichos vítimas da temporada de , nunca conseguem voltar à natureza. “Por mais que sobrevivam, não conseguem mais voar. Esse é o maior pecado, pois está limitando a espécie”, explicou.

Como proceder

Se você encontrou uma ave ferida, o médico veterinário orienta a evitar encostar no animal. “A recomendação é ligar imediatamente para a  [Polícia Militar Ambiental] e aguardar, pois pode ter uma hemorragia. É igual a uma pessoa que cai de moto, por exemplo. Tem que ligar para o socorro e aguardar”, explicou.

Na semana passada, um homem resgatou uma arara que estava ferida por linha de cerol e estava caída na . Ele retirou o animal e levou até a casa da irmã para esperar a chegada da .

Nesse caso, para evitar um acidente ou que o animal seja atropelado, o veterinário orienta apenas que a ave seja retirada da avenida e colocada em um local seguro como a calçada, por exemplo.

Arara-canindé é resgatada após ter asa decepada por linha de cerol em Campo Grande
Mais notícias