Além de suspeita em Ponta Porã, Brasil investiga mais 20 casos de coronavírus

No Brasil, 55% dos casos são investigados em mulheres

O Ministério da Saúde investiga 20 casos sob suspeita do coronavírus no Brasil além do suspeito de Ponta Porã, distante 346 quilômetros de Campo Grande. As informações foram repassadas pelo Ministério durante coletiva nesta quarta-feira (26), que confirmou um caso sob suspeita em São Paulo.

Em Mato Grosso do Sul, um homem com 24 anos de idade está isolado no Hospital Regional de Ponta Porã. Ele é brasileiro, com histórico de viagem de 14 dias na Tailândia e voo de conexão em Pequim na ida e voo de conexão de volta na Alemanha. O rapaz desembarcou no aeroporto de Guarulhos e foi de carro até o município de Ponta Porã.

A Saúde no país investiga um caso suspeito em Pernambuco, um na Paraíba, um no Espírito Santo, dois em Minas Gerais, dois no Rio de Janeiro, dois em Santa Catarina e 11 em São Paulo. De acordo com o Ministério, 55% dos pacientes com sintomas são mulheres. A idade média é de 42 anos no Brasil, sendo que o caso mais novo sob suspeita tem 20 anos e o mais velho, 68 anos.

Aqui no Estado, o paciente foi atendido no hospital Regional de Ponta Porã, apresentando febre, coriza e dor de garganta. Seguindo o protocolo previamente estabelecido pela SES-MS, e de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, o paciente já está internado no isolamento da unidade com sintomas leves e é avaliado pela equipe médica do hospital para confirmação ou descarte do caso.

Amostras já foram coletadas para análise laboratorial de COVID-19, Influenza e outros vírus respiratórios. Na segunda-feira (24), o Ministério da Saúde informou que ampliou os critérios para definição de caso suspeito para o Covid-19. Com isso, o Brasil passa a ser o primeiro país da América Latina com um caso confirmado do novo vírus que já matou 2.708 pessoas no mundo.

Agora, também estão enquadradas com suspeitas pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar, e vierem dos seguintes países: Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China.

Mais notícias