Acadêmicos indígenas são recebidos com acolhida especial na UFMS

UFMS

Sob a coordenação do professor Antonio Hilario Aguilera Urquiza e demais representantes acadêmicos indígenas veteranos matriculados em diversos cursos da Instituição, os novos alunos foram recepcionados no dia 19 de fevereiro no Auditório Arquiteto Jurandir Nogueira.

Essa foi uma promoção do Programa Rede de Saberes/UFMS, que tem como objetivo estimular e apoiar a permanência dos estudantes indígenas na educação superior e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi/UFMS).

“Além da recepção tradicional de calouros, os estudantes indígenas quiseram organizar uma acolhida para seus calouros, na tentativa de tornar a Universidade mais acessível e familiar. Sobretudo, apresentar a Sala do Rede de Saberes, como referência para eles. A UFMS foi parceira em todas essas ações, pois sabe da importância dos indígenas nesse espaço acadêmico. Mais que apenas o acesso e a permanência, o próximo desafio é o ‘diálogo’ entre as diferentes formas de conhecimento”, afirmou o professor Antonio Hilario.

Durante o encontro estiveram presentes também a diretora da Faculdade de Ciências Humanas (Fach), professora Vivina Dias Sol Queiroz, lideranças indígenas representadas pelos professores Paulo Baltazar, Celma Francelino Fialho e Lindomar Lili Sebastião, além de representante da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes).

 

 

Mais notícias