Abertas inscrições para o Hackathon IFMS 2020

O Instituto Federal de () abre nesta quarta-feira, 23, as inscrições para o Hackathon 2020, uma maratona de trabalho em equipe onde os estudantes poderão desenvolver a criatividade na solução de problemas.

O evento, que faz parte da programação da Semana de Ciência e Tecnologia 2020, será realizado de forma virtual entre os dias 16 e 18 de outubro.

Na competição, as equipes serão desafiadas a criar soluções, com a aplicação de conhecimentos em inteligência artificial, para problemas que serão propostos pelos campi e demais grupos participantes.

“O hackathon é um desafio de criatividade e técnica com objetivo de estimular os estudantes a desenvolverem soluções inovadoras para problemas específicos. É uma maratona que exige dedicação, pesquisa, trabalho em equipe e a capacidade de criar”, ressalta a diretora de Empreendedorismo e Inovação do , Ivilaine Delguingaro.

A diretora explica que eventos como este contribuem para a formação profissional do estudante.

“É uma uma ótima experiência para o desenvolvimento de competências profissionais e pessoais. Os estudantes lidam com a pressão dos prazos, a tomada de decisão e assumem papéis que se assemelham muito ao que se espera encontrar no mundo do trabalho”, destacou a diretora.

Inscrições – São gratuitas e devem ser feitas em formulário eletrônico até 30 de setembro. Podem participar estudantes dos campi Aquidauana, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Serão aceitas inscrições de até 20 equipes, que serão selecionadas de acordo com a ordem de inscrição. As equipes devem ser formados por cinco estudantes e contar, ainda, com um tutor.

Podem ser tutores profissionais vinculados ou não ao , que possuam conhecimento comprovado nas áreas propostas pelo hackathon – empreendedorismo e inteligência artificial – ou na área de aplicação do projeto a ser proposto pela equipe.

Inteligência Artificial – Cada equipe deverá propor um tema a ser abordado, desde que a solução aplique conhecimentos relacionados à inteligência artificial.

Entretanto, não é necessário conhecimento prévio do tema, pois todos os inscritos irão participar do curso “Inteligência Artificial e Machine Learning: O Guia Completo”, uma introdução técnica à inteligência artificial.

Durante o evento também serão oferecidas palestras sobre temas como empreendedorismo, organização e apresentação de projetos, entre outros. A equipe vencedora receberá kits de computação embarcada de alta performance no valor aproximado de R$ 4 mil. (Informações da assessoria)

Abertas inscrições para o Hackathon IFMS 2020
Mais notícias