Abertas as inscrições para seleção de projetos estratégicos e de inovação

Na tarde de sexta-feira, 21, a Agência de Desenvolvimento, Inovação e Relações Internacionais (Aginova), realizou a abertura do edital de seleção de projetos estratégicos e de inovação elaborados pelas empresas juniores reconhecidas pelo Programa UFMS Júnior. O processo tem apoio da Federação de Empresas Juniores do Estado de Mato Grosso do Sul (Fejems) e a submissão das propostas podem ser feitas até 12 de março via Sigproj.

As inscrições deverão atender práticas sustentáveis, com base em oito temas: proteção e conservação de recursos hídricos, cidades inteligentes; segurança; controle e prevenção de endemias; gerenciamento de resíduos e lixo; eficiência energética; saúde mental de servidores e/ou discentes da UFMS e redução da emissão de gases de efeito estufa gerada nos campi da UFMS. Os tópicos foram escolhidos com base no Plano de Logística Sustentável da UFMS, na Política de Sustentabilidade da UFMS e nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Globais.

“Nós já estamos no ranking das universidades sustentáveis e nós queremos mais, temos que ensinar a usar os recursos hídricos, a usar a eficiência energética e assim por diante”, ressaltou o reitor Marcelo Turine. A UFMS é a 9ª universidade mais sustentável do país, segundo o ranking internacional de sustentabilidade UI GreenMetric World University Rankings, organizado pela Universidade da Indonésia e está também entre as 20 universidades mais empreendedoras do país, de acordo com Índice organizado pela Confederação Brasileira de Empresas Júniores e mais quatro organizações estudantis em prol do empreendedorismo (AIESEC, Brasa, Rede CsF e Enactus).

O acadêmico de Economia e presidente da Fejems, Gustavo Gorki, esteve presente no lançamento do edital, assim como representantes das empresas juniores Apetite, Engefour, Múltipla Jr, Effectus, Pharma e Mega Jr. Gorki destacou o alinhamento da Universidade com o planejamento estratégico do Movimento Empresa Junior e a importância do edital. “Isso mostra o fortalecimento do meio empreendedor dentro da UFMS, obviamente com cada lado trabalhando de uma maneira diferente. A Fejems trabalhando com as empresas juniores como um todo no estado, mas a UFMS sempre fortalecendo aqui dentro e criando possibilidades para a gente”.

O objetivo da seleção é estimular a participação das empresas juniores através da busca de soluções para situações da Instituição onde possam ser observadas oportunidades de melhoria do funcionamento relacionadas a sustentabilidade. A diretora da Aginova, Nilza Yamasaki, ressaltou o legado empreendedor que esses estudantes deixarão para a Universidade. “Será uma forma diferente de trabalhar junto, com as empresas fazendo consórcios e participando já como mundo real de mercado explorando as oportunidades de ponta a ponta”.

O edital oferece o fomento de R$ 6 mil para cada Empresa Júnior e R$ 15 mil reais caso o projeto seja realizado em conjunto, com limite de até três empresas por proposta. A avaliação será através de apresentação Pitch e análise técnica. O resultado dos projetos será apresentado no Integra UFMS 2020.

Mais notícias