Vai ter show de fogos em casa? Confira dicas para não ter problemas

É importante redobrar a atenção também às redes elétricas

Réveillon é sinônimo de festas e celebrações. Uma das principais tradições é o show de fogos de artifício para comemorar a chegada do ano novo. Mas é preciso ter muito cuidado durante as explosões e montagem dos equipamentos, tanto em eventos realizados em locais abertos, quanto em espaços fechados.

O Corpo de Bombeiros Militar alerta para os cuidados que devem ser tomados na hora de soltar os fogos: ao comprar os artefatos, é preciso verificar se a caixa tem o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), o que mostra que o produto passou por análise de segurança ou se tem faixa etária especificada. As lojas também devem ter autorização para vender os produtos.

É também preciso ler as instruções nas embalagens e saber que não pode ocorrer a explosão embaixo de prédios ou dentro de residências. E sempre observar se há árvores próximas, avisar os vizinhos com antecedência e, em hipótese nenhuma, soltar os fogos com as mãos.

Se acontecer queimaduras, a recomendação é lavar a região queimada em água corrente, não usar nenhum produto sem indicação médica e ligar imediatamente para o 193.

Atenção às redes elétricas 

Além das atrações nos céus, deve-se pensar nas instalações elétricas. A Energisa chama atenção sobre aparelhos eletrônicos nas tomadas neste período do ano. É importante evitar a sobrecarga dos objetos, não tocar em fios partidos ou descascados, não efetuar ligações diretas, não subir em postes, não utilizar arames ou fios metálicos perto da rede de energia. Se usar extensões, deve ser feito sempre com carga compatível com a rede.

Muita atenção também durante a montagem das tendas, comuns nessa época do ano para se proteger das chuvas que podem ocorrer: é necessário deixá-las bem fixadas para não ser lançadas contra a rede elétrica em caso de ventos fortes. E mais: cuidado redobrado para não instalar em baixo da rede, assim evita um contato acidental.

Lembrando dos fogos de artifícios, a concessionária atenta para os postes de energia elétrica. Além de ser um perigo à vida, pode levar à falta da distribuição em toda uma região. Por isso é importante manter-se dentro do veículo e não tocar em partes metálicas, ou em fios e cabos caídos.

Caso ocorra algum acidente, entrar em contato, imediatamente, com a concessionária pelo 0800 722 7272.

 

 

Vai ter show de fogos em casa? Confira dicas para não ter problemas
Mais notícias