UFMS faz entrega de alimentos arrecadados durante Festival Mais Cultura

UFMS

Em continuidade ao exercício do papel social da universidade pública, a UFMS realizou nesta sexta-feira, dia 8, a entrega de donativos arrecadados durante o Festival Mais Cultura, realizado em outubro. A iniciativa partiu da coordenadora do evento, a Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esportes (Proece), na qual solicitou doações de alimentos não perecíveis ao público das apresentações no Teatro Glauce Rocha.

Ao todo, foram recolhidos 300 quilos de alimentos, destinados a Associação dos Amigos das Crianças com Câncer (AACC/MS) e a Associação Camille Flammarion, de Campo Grande. Na ocasião, o reitor Marcelo Turine ressaltou a relevância de ações como essa e reafirmou o encargo das instituições públicas em fornecer esse auxílio. “A UFMS é um ambiente público, gratuito e de qualidade, portanto tem uma função social muito grande, além de formar recursos humanos e gerar conhecimento, inovação e tecnologia. Temos que atender a nossa comunidade no entorno dos nossos câmpus e da Cidade Universitária, da população em geral que demanda por serviços e conhecimento”.

O reitor ainda classifica a ação como uma forma de colocar em prática o empreendedorismo e tecnologia social para toda a comunidade acadêmica.  “Estimular essa arrecadação através do Festival Mais Cultura é oferecer um serviço duplo à população, promovendo atividades culturais e contribuindo com as entidades sociais a cuidarem das nossas crianças e jovens. Assim nós conseguimos de alguma forma, mobilizar todos os nossos estudantes, técnicos e professores a colaborarem na formação do nosso país”.

Desde 1998, a AACC desenvolve o trabalho de acolhimento e hospedagem de crianças e adolescentes acometidas pelo câncer infanto-juvenil. São oferecidas assistência social, psicológica e alimentar para famílias de baixa renda. Em média, a associação oferece apoio a 60 crianças, entre 0 a 19 anos, da Capital e do interior do estado.

Para a assistente voluntária de eventos da AACC, Nayara Silva, as doações vão contribuir com as ações de fim de ano da associação. “Agora no natal vamos ter a possibilidade de oferecer cestas básicas para as crianças e seus familiares. É uma alegria muito grande, pois muitos deles não têm o que comer. E se a família não tem, ela não consegue oferecer para os filhos, e acaba debilitando cada vez mais. Então com essa ajuda da UFMS, nós conseguiremos assistir melhor essas crianças”.

A Associação Camille Flammarion, atua na área da educação infantil acolhendo mais de 100 crianças em período integral. Os trabalhos são voltados para criar e desenvolver capacitações com essas famílias e crianças, ampliando horizontes e interesses, auxiliando-os na conquista de uma melhor qualidade de vida.  Gervásio Planer Trasel, presidente da Associação, enfatiza a importância das doações para dar continuidade ao trabalho desenvolvido há 39 anos. “O que recebemos dos órgãos públicos não suprem todas as nossas necessidades, então essas parcerias são importantes e nós somos imensamente agradecidos por essa doação. Elas vão suprir nossas carências do dia a dia e manter nossa instituição em funcionamento”.

Mais notícias