Temperatura se aproxima dos 40°C em Dourados e umidade fica em estado de alerta

Município está há duas semanas sem chuva e setembro tem apenas 6,9% da média histórica para o mês

A temperatura em Dourados bateu recorde nesta segunda-feira (16) e chegou a 39,9°C de acordo com o Guia Clima da Embrapa. A marca foi atingida às 12h52 e ultrapassou em 0,2°C o recorde do domingo.

Com a alta temperatura também há a preocupação com a baixa umidade. Nesta segunda-feira a mínima foi de 13% considerada situação de alerta. O número também preocupou a Defesa Civil que enviou a recomendação para ingerir bastante líquido, fazer atividades físicas nocivas e evitar exposição ao sol. O comunicado ainda sugere a hidratação principalmente de crianças, idosos e animais.

Chuva

Ainda segundo o Guia Clima, o município chegou ao 14º dia sem chuva. Nos 16 primeiros dias de setembro, choveu apenas 7,1 mm contra 102,5 mm da média histórica para o mês.

Próximos dias

A temperatura alta e a baixa umidade devem seguir em Dourados para os próximos dias segundo a CPTEC/Inpe (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos). Nesta terça-feira (17) a máxima volta a estar na casa dos 39°C e segue acima dos 30°C até o final de semana.

Há uma previsão de chuva apenas para o dia 26 de forma periódica.

Mais notícias