Sesau lança nesta segunda projeto que amplia rede de testagem de HIV

Projeto contará com site exclusivo para retirada de autotestes gratuitos

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) lança nesta segunda-feira (23) o projeto “A Hora É Agora – Testar nos Deixa Mais Fortes”, que tem por objetivo ampliar o acesso a jovens gays e de outros HSH (homens que fazem sexo com homens) para testes rápido de HIV, o vírus que causa a AIDS (Síndrome da Imunodeficiência adquirida).

A Capital é a segunda cidade do País a receber o projeto, que foi iniciado em Curitíba (PR) em 2014. Os testes são indolores e ficam prontos em até 15 minutos, sendo realizados por meio de coleta de fluido oral ou por uma gota de sangue.A iniciativa ampliará a rede de testagem, sem estigma ou discriminação, em horários e locais alternativos.

O projeto dispõe de um site exclusivo, a partir do qual o usuário poderá se cadastrar e solicitar a retirada do autoteste. Somente indivíduos do sexo masculino maiores de 15 anos e residentes em Campo Grande poderão solicitar o autoteste pela nova ferramenta.

O projeto “A Hora É Agora” é uma parceria entre Sesau, o DCCI (Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis) do Ministério da Saúde, a ENSP (Escola Nacional de Saúde Pública) da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), os CDC (Centros para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos da América) e PEPFAR (siga em inglês do “Plano de Emergência do Presidente para o Alívio da Aids”) iniciativa governamental dos Estados Unidos para lidar com a epidemia global de HIV/Aids.

Serviço – Lançamento projeto A Hora é Agora CG. No Shopping Pátio Central (Rua Marechal Candido Mariano Rondon, 1380 – Centro), às 13h. Gratuito.

Mais notícias