Se preparando para o ‘2° round’ do Enem, estudantes apostam no descanso e revisões

Alunos de colégio da Capital terão semana de "aulão" com revisões voltadas para o 2° dia de prova

Estudar apenas tópicos e relaxar são as dicas para esta semana antes da segunda prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que será feita no próximo domingo (10), e que será de conteúdos de ciências da natureza e matemática. A aposta de colégios, coordenadores, professores e até dos estudantes, é descansar nesta semana e ‘mandar ver’ nas revisões.

De acordo com o professor e coordenador de um cursinho preparatório de Campo Grande, Fernando ‘Barney’, como é conhecido, não adianta deixar para estudar loucamente durante esses cinco dias para a prova que isso só aumenta o nervosismo.

A prova de ontem parece que pegou muitos de surpresa, principalmente o tema da redação, que, para alguns, foi inusitado. De acordo com Fernando, a maioria dos estudantes ficam com receio dos temas, mas quem teve uma boa preparação durante o ano conseguiu escrever.

“Quem treinou bastante, é antenado nas notícias e tem o hábito da leitura não teve problema para montar um bom argumento. Para esta semana, o foco é outro e para ajuda-los, trabalharemos os estudos apenas nas áreas que será a prova e nada de muita informação, apenas revisão”, explica o professor.

“Essa não é a semana para querer estudar tudo, apenas relembrar fórmulas, conceitos, didática, de forma simples e em tópicos que ajudam a memorizar e aprender. Além disso é importante manter a calma, uma prova já foi, mas ainda há outra que precisa de total dedicação”, afirma Fernando.

‘Terceirão’ se prepara

Professor Thiago | Foto: Minamar Júnior, Midiamax

Na expectativa para garantir uma vaga no tão sonhado curso do ensino superior, os alunos do Colégio Status receberam uma manhã descanso nesta segunda-feira (4), mas à tarde os estudos voltaram. Mas nada de novidade para os adolescentes, pois as aulas ministradas pelo professor de biologia Thiago da Silva Ferreira era voltada para a revisão aos alunos.

O professor afirma que os estudantes se dividem entre falar sobre a prova deste domingo e se preservar e aguardar até o “2° round”. “Aqui na sala você vai encontrar dois tipos de opiniões. Aqueles que comentam que a prova surpreendeu pelo conteúdo e aqueles que preferem se reservar e não comentar, apenas esperar essa segunda etapa do Enem”, disse o professor.

Larissa Bortoli, 17 anos | Foto: Minamar Júnior, Midiamax

Atenta nas explicações de biologia do professor Thiago, a estudante Larissa Bortoli, de 17 anos, comentou que achou a prova do primeiro dia do Enem bem diferente e se surpreendeu com o tema da redação, “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”.

“O tema foi surpreendente, assim como toda a prova. Ainda não corrigi as questões, vou esperar essa segunda etapa e depois ver meu desempenho”, disse Larissa, que pretende ingressar em uma universidade pública para a área de ciências biológicas.

Isabella Livoratti | Foto: Minamar Júnior, Midiamax

Com foco em cursar jornalismo, Isabella Lioratti, de 17 anos, disse que fez o Enem nos últimos dois anos como um “teste”, para ver como era a dinâmica da prova. Apesar da preparação, acabou se surpreendendo com o conteúdo, assim como a colega Larissa.

“Nas últimas provas, tinha muito conteúdo de história e esse ano foi diferente dos outros anos. A parte de linguagem estava difícil e o tema da redação realmente pegou de surpresa”, comentou.

Coordenadora do colégio Status, Ketlyn Perrud | Foto: Minamar Júnior, Midiamax

Nesta semana, conforme a coordenadora do colégio, Ketlyn Perrud, as aulas para o ‘terceirão’, serão voltadas apenas para conteúdos do Enem, como forma de reforço e revisão para os 42 alunos.

“Eles [alunos] comentaram que a prova foi surpreendente, que teve menos textos e mais conteúdos. Com menos subjetividade. Pela manhã não tiveram aula justamente por conta do cansaço da prova de ontem e nos próximos dias as aulas serão voltadas somente para conteúdos do Enem”, disse a coordenadora.

*matéria editada às 17h45 para correção de informação

Mais notícias