Organizações filantrópicas e atléticas recebem doações da Universidade

Na tarde desta sexta-feira, dia 6, foi realizado o encerramento das atividades de desporto universitário da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece). Durante a reunião, foram entregues os alimentos arrecadados na 9ª Volta UFMS, apresentação dos novos uniformes oficiais da Universidade, assim como a premiação das atléticas e o balanço das ações realizadas ao longo do ano, em parceria com a Coordenadoria de Cultura e Esporte (CCE).

A entrega dos alimentos foi destinada para duas instituições filantrópicas de Campo Grande, a Colônia Espiritual Bezerra de Menezes e o Centro de Apoio ao Imigrante. A ação compõe uma das diretrizes da missão institucional da Universidade, de oferecer apoio como agente social transformador para a população. A realização da Volta UFMS ainda proporcionou a premiação das atléticas da Cidade Universitária, pela participação no evento. Foram distribuídos 13 kits esportivos para fomento das atividades das associações.

Durante o encerramento, foram apresentados os uniformes oficiais das seleções de esportes coletivos da UFMS, voltados para os times de voleibol, futsal, handebol e basquete nos naipes masculino e feminino. As equipes representam a instituição em diversas competições esportivas. Durante 2019, participaram dos Jogos Universitários de Mato Grosso do Sul (JUMS) e a seleção de voleibol competiu na Conferência Sul, classificatória para os Jogos Brasileiros Universitários.

A cerimônia contou com a participação do reitor Marcelo Turine, o pró-reitor da Proece, Marcelo Fernandes, o coordenador da CCE, Junior Silva e da chefe da Divisão de Gestão de Projetos Esportivos, Sarita Bacciotti. Foi realizado o balanço anual das ações e estratégias desenvolvidas, assim como a avaliação e apontamentos para melhorias, junto aos representantes das 25 atléticas presentes.

O desporto universitário contribui com a formação acadêmica e pessoal dos estudantes, que através das atividades podem desenvolver habilidades cognitivas e propiciar um ambiente leve. Para o reitor Marcelo Turine, o saldo positivo das ações fomentadas neste ano, foram fruto da união entre os dirigentes e os alunos.  “Agradeço pela parceria das atléticas e atletas, foi um trabalho institucional de grande demanda, e que depende de várias pessoas para ser desenvolvido, mas pudemos observar que ao trabalharmos juntos conseguirmos ir mais longe e obtermos várias conquistas. Obrigado pelo empenho de todos, estamos colaborando para a formação cidadã”, ressaltou.

Ainda foram apresentados os resultados sobre o Bolsa Atleta, recurso no qual promove a participação dos estudantes em competições esportivas, representando a Universidade. Para o acadêmico de Engenharia de Produção e atleta de natação, Pedro Viana, a bolsa é um grande apoio financeiro para o desenvolvimento do esporte. “Através desse auxílio pude investir mais na natação, conseguindo participar e me preparar para as competições, pois tudo demanda gastos, tanto para equipamentos, quanto para alimentação, treinos e acompanhamento clínico”.

Para o planejamento das ações futuras, Marcelo Fernandes afirma que os acadêmicos poderão contar com os complexos esportivos para o desenvolvimento das diversas atividades pretendidas. “Estamos em processo de finalização das reformas do nosso ginásio Moreninho e da piscina, que irão contribuir com um espaço mais adequado para a prática desses esportes. São ações administrativas que impactam diretamente na saúde dos alunos, que necessitam dessa extensão universitária para manter um equilíbrio saudável durante a graduação, e para nós isso é prioridade”, finaliza.

Organizações filantrópicas e atléticas recebem doações da Universidade
Mais notícias