Moradores denunciam danos após captação d’água do Balneário Atlântico

Empresa negou dano ambiental e destacou que efetuará manutenção das estradas

Moradores da região do Balneário Atlântico, próximo ao Autódromo Internacional, relatam que a retirada de água do lago pela empresa está causando dano ambiental na região e prejudicando o acesso de moradores ao local, que não conseguem entrar ou sair devido a estragos na via.

Moradores denunciam danos após captação d'água do Balneário Atlântico
Mais de 9 milhões de litros estariam sendo captados diariamente e moradores temem danos ambientais | Foto: Do Leitor | WhatsApp

A concessionária de água e esgoto tem autorização para fazer a captação de água do local. Todavia, o fluxo de caminhões-pipa é tão grande que afetou a qualidade da estrada vicinal, a ponto de impedir que o transporte escolar chegue até o local de embarque de crianças. Além de danificar estradas, também teria sido registrado aumento no número de peixes mortos no local e moradores temem que o fato esteja relacionado à captação da água.

“Fomos informados de que a empresa está retirando 400 mil litros por hora, o que resulta em 9 milhões de litro de água por dia. Mas, além destruir as estradas, também notamos aumento no número de peixes mortos. É uma situação terrível”, declara um morador que pediu sigilo.

No sábado (21), moradores planejaram um protesto, porém, a concessionária teria destacado que efetuaria reparos na via a partir desta segunda-feira (23).

“Disseram que iam reparar e sobre os peixes que colocariam uma tela no motor. Disseram até que poderiam ser os jet skis, mas estou aqui há mais de 20 anos e nunca tinha visto isso”, relatou outro morador.

A reportagem acionou a empresa , que negou a existência de dano ambiental e destacou que “ficará responsável pelas manutenções das vias utilizadas durante operação, garantindo as melhores condições de tráfego no local”.

A concessionária apontou ainda, que a vazão captada não interfere nos níveis do lago. “Prova disso está nos vertedouros que continuam extravasando água normalmente. O sistema de sucção de água utilizado possui proteção em sua estrutura, não havendo risco de dano na ictiofauna do local”.

Moradores denunciam danos após captação d'água do Balneário Atlântico
Balneário Atlântico é ponto de lazer na zona rural de Campo Grande | Foto: Reprodução | Facebook

A pontuou, ainda, que a utilização de água do lado está em desaceleração, visto que outros pontos de captação passaram a ser utilizados. O Jornal Midiamax acompanhará o caso.

WhatsApp: fale com os jornalistas do Midiamax

Moradores denunciam danos após captação d'água do Balneário Atlântico
Mais notícias