Com modernização de laboratório, Sesau promete agilidade em exames

Empresa contratada para transporte de amostras dispõe de 6 carros e 12 motos, que dão mais agilidade ao processamento das análises

A partir desta segunda-feira (15), a coleta de materiais biológicos feito pelo Labcen (Laboratório Central Municipal) contará com mais agilidade: os materiais ja começam a ser recolhidos em um intervalo de 1 hora nas unidades de urgência e emergência (UPA e CRS), permitindo que o paciente crítico seja assistido com mais rapidez.

De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a rapidez nas coletas e na entrega de exames faz parte de um processo de modernização da logística, a fim de assegurar maior controle, agilidade e melhoria em todas as etapas de processamento dos exames laboratoriais.

A expectativa é de que a partir desta terça-feira (16) o serviço de coleta seja expandido para as demais unidades de saúde que possuem posto de coleta (UBS, UBSF e Clinicas da Família). Segundo a Sesau, o volume é de cerca de 2 mil exames a serem transportados diariamente, uma média de cerca de 350 mil exames processados a cada mês.

Para atingir a melhoria nos resultados, a pasta contratou uma empresa especializada no transporte de amostras biológicas, que possui certificação ISO 9001. Ou seja: a empresa segue protocolos que garantem a integridade e excelência das operações técnicas conforme padrões internacionais.

Para o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, a mudança vai trazer mais segurança e o resultado deve ser positivo, uma vez que com a redução do tempo de espera pelo exame o paciente terá um ganho no tratamento.

“Esse é um processo importante porque vai garantir que um paciente que esteja em estado crítico em uma unidade de urgência, por exemplo, seja assistido com mais rapidez”, comentou.

A empresa disponibiliza 18 veículos para o serviço, sendo 6 carros e 12 motos. Antes da contratação, a Sesau dispunha de apenas cinco motocicletas para fazer esse transporte.

Labcem

O Laboratório Central Municipal (Labcem) é serviço destinado à análise de amostras de pacientes, com o objetivo de oferecer apoio ao diagnóstico e ao tratamento dos indivíduos que procuram a Rede Municipal de Saúde.

São vários os tipos de exames laboratoriais existentes atualmente, cada vez mais o emprego da tecnologia vem auxiliando na análise laboratorial que possam garantir ao clínico um diagnóstico preciso do paciente.

Os exames são coletados nas Unidades que possuem Postos de Coleta laboratorial, entretanto não analisam o exame (não participam da etapa analítica do processo).

Mais notícias