Ministério da Saúde lança aplicativo para monitoramento de obras nos municípios

SISMOB Cidadão está disponível para IOS e Android

O SISMOB (Sistema de Monitoramento de Obras) foi lançado como aplicativo para que a população possa verificar o andamento de obras financiadas fundo a fundo pelo Ministério da Saúde, além de permitir denúncias em caso de irregularidades.

No próprio celular o cidadão poderá localizar as obras de UBSs e UBSFs (Unidades Básicas da Saúde e da Saúde da Família, academias a saúde, UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), CERs (Centros Especializados de Reabilitação, bancos de leite entre outras em seu município.

O aplicativo além de mostrar a obra georeferenciada para chegar até o local exato da construção, o usuário pode também ver a linha do tempo do que e quando foi realizado na obra.

E ainda tem a opção de compartilhar a obra nas suas redes sociais, além de poder salvar como favorita para retornar sempre que precisar. No caso de identificação de irregularidades, é possível usar o aplicativo para denunciar e inclusive enviando fotos ao Ministério da Saúde.

Por meio de convênio firmado com a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), através do Laboratório Bridge, o sistema foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde e possibilidade um maior engajamento da população que pode atuar de forma mais participativa na aplicação dos recursos públicos.

Vale lembrar que o aplicativo pode ser baixado nos sistemas IOS e Androide e as informações disponibilizadas são preenchidas pelos municípios e estados, como parte do processo de monitoramento de obras financiadas com os recursos federais para a saúde.

O Ministério da Saúde ressalta que, as denúncias quando feitas, serão encaminhadas para a  pasta, que notificará o gestor local sobre a irregularidade identificada e dará retorno sobre o encaminhamento da denúncia para o cidadão.

 

Mais notícias