Ministério da Saúde encaminha 20 mil doses de vacina contra sarampo para MS

Vacinas em Campo Grande estão disponíveis nas UBS E UBSF

O encaminhou na última semana, doses de vacina tríplice para combater , caxumba e rubéola em todo o país. Embora não exista casos confirmados em Mato Grosso do Sul, a pasta enviou cerca de 20 mil doses de vacina contra e a informação foi confirmada pela SES (Secretaria Estadual de Saúde).

De acordo com a pasta estadual, a quantidade encaminhada para o Estado está “dentro do número de doses de rotina”. As vacinas, de acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) poderão ser encontradas nas UBS (Unidade Básica de Saúde) e UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família).

Conforme explica o , a vacina está disponível em primeira dose para crianças de um ano. A segunda dose é válida somente para crianças de 15 meses e quem não tomou a vacina quando criança, até os 29 anos, deve-se receber duas doses da tríplice ou tetra viral última dose é para o restante da vida.

Vacina emergencial

Na última sexta-feira (16), a Sesau realizou vacinação em pelo menos 90 pessoas que tiveram contato com um médico paulista que atestou a doença. O homem, que não teve identidade revelada, esteve em Campo Grade entre os dias 5 e 11 de agosto.

Surto da doença

No país, o número de casos confirmados já ultrapassa os 1,3 mil e São Paulo segue tendo o maior número de confirmação. Na lista de maiores índices que apresentaram a doença, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná estavam na lista, mas Pernambuco poderá entrar na lista, após um garoto de sete meses ter morrido na cidade de Taquaritinga do Norte, no agreste pernambucano. A Secretaria de Saúde do Estado investiga o caso para saber se o foi ou não o causador da morte do menino.

Ministério da Saúde encaminha 20 mil doses de vacina contra sarampo para MS
Mais notícias